O presente material constitui uma reflexão sobre a afetividade nas turmas de Jovens e Adultos (EJA) de escolas pública municipais de Arapiraca, essa reflexão sobre as marcas culturais e sociais, aborda conceitos sobre o analfabetismo, busca estabelecer uma permanente relação teoria e prática e as causas da relação professor e aluno, que fundamentam uma análise crítica da realidade vista. O objetivo do trabalho é identificar as se ocorre a afetividade na relação professor e aluno, onde a pesquisa constatou várias situações que contribuem frequentemente para esse fato. Nesse espaço manifestaram-se as relações de afeto, cumplicidade e solidariedade construída pelos alunos que assinalam uma outra lógica no espaço educativo da sala de aula. A qualidade do ensino depende muito da relação professor- aluno. A capacitação do educador se faz por duas vias detectadas: a via externa, representada pelos cursos de capacitação, aperfeiçoamento, seminários, uma infinidade de coisas que ajudem o docente no seu trabalho e a via interior que é a autocrítica que cada professor deve fazer sobre seu papel na sociedade utilizando-se do debate coletivo e da crítica recíproca com as colegas para descobrirem sobre os saberes e os poderes que circulam nos espaços da prática pedagógica. Constitui uma reflexão sobre as marcas culturais presentes na educação de jovens e adultos e suas repercussões na formação das identidades sociais. A metodologia utilizada para fazer este texto baseando-se nas informações adquiridas através dos referenciais bibliográficos, conversas informais com professores que lecionam nas turmas de EJA e alunos que vivenciam essa prática. Foram obtidos os seguintes resultados: o docente precisa de capacitação para atuar em sala, garantindo a permanência do aluno, estimulando-o a buscar novos conhecimentos e ainda, muitos jovens e adultos se encontram fora de sala, pois tem pouca perspectiva de trabalho futuro e devido as condições socioeconômicas sua vontade enfraquece, seu dia a dia é sofrido, nos trabalhos exaustivos quando os têm. A EJA para muitos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade própria é hoje a chance para que possam integrar-se novamente a sociedade por meio da educação visando à qualificação para o trabalho e o exercício da cidadania.