O artigo visa relatar uma prática pedagógica voltada para o ensino de História e Língua Portuguesa em uma perspectiva interdisciplinar de maneira construtivista e dinâmica. A pesquisa e prática interdiscipinar foi proposta e desenvolvida na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica IV- estágio no ensino fundamental A, que integra o estágio no ensino fundamental, do curso de Pedagogia da UniversidadeFederal de Pernambuco-UFPE. Sendo desenvolvida uma prática pedagógica com foco na historicidade dos brinquedos e brincadeiras no colégio Municipal Tancredo Neves, que faz parte da rede Municipal de Paudalho-PE, em uma turma do 3º ano. Neste artigo pretendemos evidenciar e descrever todo o processo de prática pedagógica desenvolvido na referida escola, abordado o percurso, desenrolar e resultados adquiridos nas atividades propostas, praticadas e observadas em sala de aula, aprendizagem, conclusões apresentadas e experiências mais significativas, visando explanar a experiência de uma proposta interdisciplinar no ensino de História e da Língua portuguesa como um processo possível de ser planejado e elaborado.