BELARMINO, Eldeson Mendes. A música como metodologia usual no ensino da geografia agrária. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46043>. Acesso em: 22/12/2024 09:46
O artigo tem sua epígrafe como " A música como metodologia usual no ensino da geografia agrária", que se objetiva em exprimir como a música poderá ser uma ferramenta de uso profissional e educativo, intrínseco a construção de uma epistemologia concreta e evolutiva sobre os conceitos, problemáticas e abordagens totalitárias sobre o meio agrário. Em seu cerne, o trabalho expõe de maneira explicativa como a música servirá como uma interseção do ensino, executando a práxis docente de modo didático e construtivista. Na proposta objetivação, o artigo menciona o aprendizado dos valores do campo, a valorização das lutas de classes, os modos de produção e abrigo no campo e as formas de entender todo esse sistema com música. Em sua metodologia foi mencionado o uso de embasamentos teóricos, pesquisas empíricas, análises do espaço agrário e estudos das causas modais do campo, conhecimento no campo da música já obtidos e observações da linearidade docente do antro educacional. O artigo resulta-se que o docente deverá estar preparado para com neófitas práticas de ensino, obtenha ascendência profissional e ao mesmo tempo estimule os discentes a construir um aprendizado com mais facilidade e de melhor entendimento. O artigo em seu término, também exemplifica através de uma música, como o docente poderá manejar o conhecimento em sala de aula utilizando esse método didático. Na conclusão, o artigo redireciona o leitor a pensar sobre esta ferramenta de ensino e como as conceituações dos termos "agrário" e "Música" estão intrínseco, ora explicando a temática abordada.