Os últimos avanços tecnológicos e o advento da Internet possibilitaram grandes avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. Essa que se encontra cada vez mais presente em vários cenários da sociedade. Na educação ela possibilitou várias mudanças no processo de ensino e aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo investigar se os/as professores/as do ensino superior utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação em seu contexto e, se essas colaboram na aprendizagem de seus/uas estudantes. Como recurso metodológico adotamos a revisão de literatura, onde utilizamos a base de dados SCIELO para coleta e análise dos dados, na qual foram selecionados 38 (trinta e oito) artigos para a realização do nosso. Utilizamos autores como: Rosa, Goudouris, Kenski, Barroso, Morais, entre outros, por acreditarmos que possuem trabalhos na área que contribuem conosco. Concluímos que as Tecnologias da Informação e Comunicação são ferramentas capazes de contribuir para a educação, em especial, no ensino superior, mas que para que isso seja possível se faz necessário que os/as professores/as busquem formações continuadas e que as escolas possuam TICs em funcionamento em seu contexto.