USO DE ANÁLISE DE VÍDEO E DE RODAS DE LEITURA SOBRE OS QUIRÓPTEROS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49265 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4000 "inscrito_id" => 4221 "titulo" => "USO DE ANÁLISE DE VÍDEO E DE RODAS DE LEITURA SOBRE OS QUIRÓPTEROS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Os desafios atuais na educação necessitam da utilização de recursos que tornem o ensino mais proveitoso para o aluno. A necessidade de incluir atividades relacionadas ao tema de educação ambiental é presente, pois o recurso mais utilizado no ensino é o livro didático. Porém, temas como “Morcegos”, importantes para o equilíbrio ecossistêmico, a partir de sua grande diversidade de hábitos alimentares, são pouco conhecidos pela população por terem suas informações pouco difundidas neste e nos demais meios de informação. Com isso, objetivou-se utilizar sequência didática sobre os morcegos nas aulas de Ciências de uma escola municipal de Vitória de Santo Antão, PE. A metodologia ocorreu a partir de sequência didática, com três encontros, em duas turmas de sétimo ano em uma escola de Ensino Fundamental. Foi aplicado questionário semiestruturado com questões discursivas para os alunos e duas professoras participantes da pesquisa, no primeiro encontro; apresentação e análise de vídeo didático, no segundo; e rodas de leitura de livros paradidáticos, no terceiro, todos com a temática “Morcegos”. Para a realização de cada encontro houve um intervalo de uma semana. Durante as aulas de vídeo e leitura foram realizadas observações acerca da participação dos alunos. A obtenção dos resultados deu-se a partir dessas observações. Evidenciou-se que a abordagem de análise de vídeo conseguiu mais atenção dos alunos que a leitura. Chegando-se a conclusão de que é inevitável a necessidade do incentivo à leitura nas escolas de rede pública, bem como o enfoque para a educação ambiental desses animais, tão pouco difundida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MORCEGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4221_17092018161035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA INGRID DA SILVA LINDOZO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "milacamilaingrid@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49265 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4000 "inscrito_id" => 4221 "titulo" => "USO DE ANÁLISE DE VÍDEO E DE RODAS DE LEITURA SOBRE OS QUIRÓPTEROS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Os desafios atuais na educação necessitam da utilização de recursos que tornem o ensino mais proveitoso para o aluno. A necessidade de incluir atividades relacionadas ao tema de educação ambiental é presente, pois o recurso mais utilizado no ensino é o livro didático. Porém, temas como “Morcegos”, importantes para o equilíbrio ecossistêmico, a partir de sua grande diversidade de hábitos alimentares, são pouco conhecidos pela população por terem suas informações pouco difundidas neste e nos demais meios de informação. Com isso, objetivou-se utilizar sequência didática sobre os morcegos nas aulas de Ciências de uma escola municipal de Vitória de Santo Antão, PE. A metodologia ocorreu a partir de sequência didática, com três encontros, em duas turmas de sétimo ano em uma escola de Ensino Fundamental. Foi aplicado questionário semiestruturado com questões discursivas para os alunos e duas professoras participantes da pesquisa, no primeiro encontro; apresentação e análise de vídeo didático, no segundo; e rodas de leitura de livros paradidáticos, no terceiro, todos com a temática “Morcegos”. Para a realização de cada encontro houve um intervalo de uma semana. Durante as aulas de vídeo e leitura foram realizadas observações acerca da participação dos alunos. A obtenção dos resultados deu-se a partir dessas observações. Evidenciou-se que a abordagem de análise de vídeo conseguiu mais atenção dos alunos que a leitura. Chegando-se a conclusão de que é inevitável a necessidade do incentivo à leitura nas escolas de rede pública, bem como o enfoque para a educação ambiental desses animais, tão pouco difundida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MORCEGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4221_17092018161035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA INGRID DA SILVA LINDOZO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "milacamilaingrid@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }