A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46032 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4199 "inscrito_id" => 125 "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O artigo intitulado a modelagem matemática como ferramenta de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, foi realizado a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da modelagem matemática para o ensino da educação de jovens e adultos. A pesquisa-ação considerou a seguinte problemática: em que a modelagem contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA? A modelagem foi utilizada como proposta para o ensino da matemática e aplicada com 10 (dez) alunos da 1º série do ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos da Unidade Escolar Deputado Alberto de Moura Monteiro do município de Santo Antônio dos Milagres do Piauí - PI. Dessa aplicação pode-se constatar que os alunos da modalidade de educação de jovens e adultos sentem necessidade que o professor como construtor do conhecimento faça uso de novas ferramentas de ensino, podendo utilizar a modelagem como ferramenta eficaz para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização da modelagem matemática como ferramenta de ensino rompe com o método tradicional de ensinar condicionando o trabalho em grupo, contribuindo com a interação aluno-professor na construção do conhecimento relacionando os conceitos envolvidos com a sua realidade. Ficou nítido como a modelagem matemática se utilizada como ferramenta de ensino tem contribuição significativa na aprendizagem dos alunos da modalidade de educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID125_17092018192722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLYNE DA CONCEICAO BISPO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "carolsoares.b@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46032 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4199 "inscrito_id" => 125 "titulo" => "A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O artigo intitulado a modelagem matemática como ferramenta de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, foi realizado a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da modelagem matemática para o ensino da educação de jovens e adultos. A pesquisa-ação considerou a seguinte problemática: em que a modelagem contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA? A modelagem foi utilizada como proposta para o ensino da matemática e aplicada com 10 (dez) alunos da 1º série do ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos da Unidade Escolar Deputado Alberto de Moura Monteiro do município de Santo Antônio dos Milagres do Piauí - PI. Dessa aplicação pode-se constatar que os alunos da modalidade de educação de jovens e adultos sentem necessidade que o professor como construtor do conhecimento faça uso de novas ferramentas de ensino, podendo utilizar a modelagem como ferramenta eficaz para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização da modelagem matemática como ferramenta de ensino rompe com o método tradicional de ensinar condicionando o trabalho em grupo, contribuindo com a interação aluno-professor na construção do conhecimento relacionando os conceitos envolvidos com a sua realidade. Ficou nítido como a modelagem matemática se utilizada como ferramenta de ensino tem contribuição significativa na aprendizagem dos alunos da modalidade de educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID125_17092018192722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLYNE DA CONCEICAO BISPO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "carolsoares.b@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }