O artigo intitulado a modelagem matemática como ferramenta de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, foi realizado a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da modelagem matemática para o ensino da educação de jovens e adultos. A pesquisa-ação considerou a seguinte problemática: em que a modelagem contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA? A modelagem foi utilizada como proposta para o ensino da matemática e aplicada com 10 (dez) alunos da 1º série do ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos da Unidade Escolar Deputado Alberto de Moura Monteiro do município de Santo Antônio dos Milagres do Piauí - PI. Dessa aplicação pode-se constatar que os alunos da modalidade de educação de jovens e adultos sentem necessidade que o professor como construtor do conhecimento faça uso de novas ferramentas de ensino, podendo utilizar a modelagem como ferramenta eficaz para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização da modelagem matemática como ferramenta de ensino rompe com o método tradicional de ensinar condicionando o trabalho em grupo, contribuindo com a interação aluno-professor na construção do conhecimento relacionando os conceitos envolvidos com a sua realidade. Ficou nítido como a modelagem matemática se utilizada como ferramenta de ensino tem contribuição significativa na aprendizagem dos alunos da modalidade de educação de jovens e adultos.