A abordagem lúdica da aritmética em sala de aula para aprendizagem de matemática financeira tem como proposta transcrever múltiplos caminhos para a construção de conhecimento e saberes. Neste sentido, os procedimentos escolhidos envolvem tomadas de decisões com base no raciocínio, na afetividade e nas interações sociais, levando em consideração os diversos estilos e maneiras de aprender, interesses e motivações de um grupo de alunos. Neste cenário, uma sequência didática é aplicada à sala de aula, estimulada por curiosidades históricas, jogos, problemas desafios e matemágicas - truques com fundamentação matemática. Com isso, promoveu-se nos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública o desenvolvimento cognitivo; a corresponsabilidade de sua aprendizagem; cooperação; postura reflexiva; diversão; atitudes positivas à matemática. Portanto, observou-se o aumento da interação com os colegas, aumento na capacidade de enfrentar desafios, promoção de reflexões socioeconômicas, utilização de recursos tecnológicos como calculadora e internet com mais facilidade, como também, ação cooperativa dos estudantes na elaboração de um jogo.