Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVA DE UM DOCENTE DE CIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: METODOLOGIA, ANÁLISE, PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA Pôster (PO) GT 14. Educação Ambiental
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48572
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 2013
    "titulo" => "PERSPECTIVA DE UM DOCENTE DE CIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental com o intuito de harmonizar os atos humanos entre sua própria espécie e com os demais seres vivos do ecossistema, objetivando a sensibilização do homem para que ele perceba-se como parte integrante do Meio Ambiente, sendo assim responsável pela sua saúde. Sua inserção em todos os níveis de ensino é orientada pela Política Nacional de Meio Ambiente. Esse trabalho tem como objetivo analisar a metodologia pedagógica aplicada na abordagem da Educação Ambiental na introdução à química na série do nono ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Ney Braga na cidade de Governador Newton Bello – MA. Adotou-se como base a pesquisa exploratória, dispondo-se a coletar dados qualitativos por meio da aplicação de questionário, com questões discursivas. Participaram do estudo 26 (vinte e seis) alunos e 1 (um) professor. Além do questionário, passou-se um período acompanhando as aulas de Ciências da referida turma, para que se pudesse analisar a abordagem utilizada pelo docente. A partir da análise dos dados obtidos através dos questionários, constatou-se que um número significativo de discentes só possui acesso a informações relativas à temática no ambiente escolar. A análise do questionário, e o período de observação revelaram um docente apto para trabalhar com Educação Ambiental, porém sem tantos recursos a sua disposição, que possibilitariam uma abordagem mais eficiente. A Educação Ambiental vem sendo trabalhada de forma transversal com a turma, na disciplina de Ciências. E vem sendo expandida para a comunidade através de projetos que ultrapassam os limites da escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, ANÁLISE, PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID2013_05052018161224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATANA DA SILVA LINS"
    "autor_nome_curto" => "NATANA"
    "autor_email" => "natanalins@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48572
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 2013
    "titulo" => "PERSPECTIVA DE UM DOCENTE DE CIÊNCIAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental com o intuito de harmonizar os atos humanos entre sua própria espécie e com os demais seres vivos do ecossistema, objetivando a sensibilização do homem para que ele perceba-se como parte integrante do Meio Ambiente, sendo assim responsável pela sua saúde. Sua inserção em todos os níveis de ensino é orientada pela Política Nacional de Meio Ambiente. Esse trabalho tem como objetivo analisar a metodologia pedagógica aplicada na abordagem da Educação Ambiental na introdução à química na série do nono ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Ney Braga na cidade de Governador Newton Bello – MA. Adotou-se como base a pesquisa exploratória, dispondo-se a coletar dados qualitativos por meio da aplicação de questionário, com questões discursivas. Participaram do estudo 26 (vinte e seis) alunos e 1 (um) professor. Além do questionário, passou-se um período acompanhando as aulas de Ciências da referida turma, para que se pudesse analisar a abordagem utilizada pelo docente. A partir da análise dos dados obtidos através dos questionários, constatou-se que um número significativo de discentes só possui acesso a informações relativas à temática no ambiente escolar. A análise do questionário, e o período de observação revelaram um docente apto para trabalhar com Educação Ambiental, porém sem tantos recursos a sua disposição, que possibilitariam uma abordagem mais eficiente. A Educação Ambiental vem sendo trabalhada de forma transversal com a turma, na disciplina de Ciências. E vem sendo expandida para a comunidade através de projetos que ultrapassam os limites da escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, ANÁLISE, PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA14_ID2013_05052018161224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATANA DA SILVA LINS"
    "autor_nome_curto" => "NATANA"
    "autor_email" => "natanalins@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Educação Ambiental com o intuito de harmonizar os atos humanos entre sua própria espécie e com os demais seres vivos do ecossistema, objetivando a sensibilização do homem para que ele perceba-se como parte integrante do Meio Ambiente, sendo assim responsável pela sua saúde. Sua inserção em todos os níveis de ensino é orientada pela Política Nacional de Meio Ambiente. Esse trabalho tem como objetivo analisar a metodologia pedagógica aplicada na abordagem da Educação Ambiental na introdução à química na série do nono ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Ney Braga na cidade de Governador Newton Bello – MA. Adotou-se como base a pesquisa exploratória, dispondo-se a coletar dados qualitativos por meio da aplicação de questionário, com questões discursivas. Participaram do estudo 26 (vinte e seis) alunos e 1 (um) professor. Além do questionário, passou-se um período acompanhando as aulas de Ciências da referida turma, para que se pudesse analisar a abordagem utilizada pelo docente. A partir da análise dos dados obtidos através dos questionários, constatou-se que um número significativo de discentes só possui acesso a informações relativas à temática no ambiente escolar. A análise do questionário, e o período de observação revelaram um docente apto para trabalhar com Educação Ambiental, porém sem tantos recursos a sua disposição, que possibilitariam uma abordagem mais eficiente. A Educação Ambiental vem sendo trabalhada de forma transversal com a turma, na disciplina de Ciências. E vem sendo expandida para a comunidade através de projetos que ultrapassam os limites da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.