A Educação Ambiental com o intuito de harmonizar os atos humanos entre sua própria espécie e com os demais seres vivos do ecossistema, objetivando a sensibilização do homem para que ele perceba-se como parte integrante do Meio Ambiente, sendo assim responsável pela sua saúde. Sua inserção em todos os níveis de ensino é orientada pela Política Nacional de Meio Ambiente. Esse trabalho tem como objetivo analisar a metodologia pedagógica aplicada na abordagem da Educação Ambiental na introdução à química na série do nono ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Ney Braga na cidade de Governador Newton Bello – MA. Adotou-se como base a pesquisa exploratória, dispondo-se a coletar dados qualitativos por meio da aplicação de questionário, com questões discursivas. Participaram do estudo 26 (vinte e seis) alunos e 1 (um) professor. Além do questionário, passou-se um período acompanhando as aulas de Ciências da referida turma, para que se pudesse analisar a abordagem utilizada pelo docente. A partir da análise dos dados obtidos através dos questionários, constatou-se que um número significativo de discentes só possui acesso a informações relativas à temática no ambiente escolar. A análise do questionário, e o período de observação revelaram um docente apto para trabalhar com Educação Ambiental, porém sem tantos recursos a sua disposição, que possibilitariam uma abordagem mais eficiente. A Educação Ambiental vem sendo trabalhada de forma transversal com a turma, na disciplina de Ciências. E vem sendo expandida para a comunidade através de projetos que ultrapassam os limites da escola.