O ensino de química se encontra em estado crítico na realidade atual, por ser uma disciplina
experimental e não ter materiais e ambientes adequados para que os docentes possam apresentar as
suas aulas. A química acaba sendo uma disciplina temida, um objeto de estudo de tabelas e cadeias
carbônicas enormes que na cabeça dos discente não tem nada a ver com a sua realidade, e que há
grande possibilidade de não poder colocar aquele conteúdo que eles adquirem em sala de aula na sua
vida. Com base nisto buscamos demonstrar aos discentes da Escola Normal Estadual “Professor Pedro
Augusto de Almeida” a química de uma forma nova e inovadora, mostrando que ela está em todo
lugar ao seu redor, buscando estimular o interesse e a vontade de aprender cada vez mais sobre essa
ciência tão importante tanto para nossa formação profissional como para a formação do indivíduo
social o transformando em um ser crítico e questionador. A intervenção pedagógica foi dividida em
quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós
intervenção avaliativa. Utilizando como tema gerador de investigação e estudo a química do pão e
todas as reações que envolvem esse tema. Os resultados foram obtidos através da comparação das
médias aritméticas obtidas na pré-intervenção e na pós-intervenção avaliativa. Com a melhoria
satisfatória no resultado das notas foi possível comprovar que a metodologia aplicada se mostrou
eficiente no ensino da química, podendo ser capaz de incentivar os alunos a participar das aulas
deixando de ser um mero telespectador para ser um participante ativo.