Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VIVÊNCIA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB COM A QUÍMICA EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46199
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3488
    "inscrito_id" => 7095
    "titulo" => """
      A VIVÊNCIA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO\r\n
      MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB COM A QUÍMICA\r\n
      EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA
      """
    "resumo" => """
      O ensino de química se encontra em estado crítico na realidade atual, por ser uma disciplina\r\n
      experimental e não ter materiais e ambientes adequados para que os docentes possam apresentar as\r\n
      suas aulas. A química acaba sendo uma disciplina temida, um objeto de estudo de tabelas e cadeias\r\n
      carbônicas enormes que na cabeça dos discente não tem nada a ver com a sua realidade, e que há\r\n
      grande possibilidade de não poder colocar aquele conteúdo que eles adquirem em sala de aula na sua\r\n
      vida. Com base nisto buscamos demonstrar aos discentes da Escola Normal Estadual “Professor Pedro\r\n
      Augusto de Almeida” a química de uma forma nova e inovadora, mostrando que ela está em todo\r\n
      lugar ao seu redor, buscando estimular o interesse e a vontade de aprender cada vez mais sobre essa\r\n
      ciência tão importante tanto para nossa formação profissional como para a formação do indivíduo\r\n
      social o transformando em um ser crítico e questionador. A intervenção pedagógica foi dividida em\r\n
      quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós\r\n
      intervenção avaliativa. Utilizando como tema gerador de investigação e estudo a química do pão e\r\n
      todas as reações que envolvem esse tema. Os resultados foram obtidos através da comparação das\r\n
      médias aritméticas obtidas na pré-intervenção e na pós-intervenção avaliativa. Com a melhoria\r\n
      satisfatória no resultado das notas foi possível comprovar que a metodologia aplicada se mostrou\r\n
      eficiente no ensino da química, podendo ser capaz de incentivar os alunos a participar das aulas\r\n
      deixando de ser um mero telespectador para ser um participante ativo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7095_15092018003018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARIA HERMINIO DA MATA "
    "autor_nome_curto" => "ALINE MARIA"
    "autor_email" => "alinebans_m@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46199
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3488
    "inscrito_id" => 7095
    "titulo" => """
      A VIVÊNCIA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO\r\n
      MUNICÍPIO DE BANANEIRAS-PB COM A QUÍMICA\r\n
      EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA
      """
    "resumo" => """
      O ensino de química se encontra em estado crítico na realidade atual, por ser uma disciplina\r\n
      experimental e não ter materiais e ambientes adequados para que os docentes possam apresentar as\r\n
      suas aulas. A química acaba sendo uma disciplina temida, um objeto de estudo de tabelas e cadeias\r\n
      carbônicas enormes que na cabeça dos discente não tem nada a ver com a sua realidade, e que há\r\n
      grande possibilidade de não poder colocar aquele conteúdo que eles adquirem em sala de aula na sua\r\n
      vida. Com base nisto buscamos demonstrar aos discentes da Escola Normal Estadual “Professor Pedro\r\n
      Augusto de Almeida” a química de uma forma nova e inovadora, mostrando que ela está em todo\r\n
      lugar ao seu redor, buscando estimular o interesse e a vontade de aprender cada vez mais sobre essa\r\n
      ciência tão importante tanto para nossa formação profissional como para a formação do indivíduo\r\n
      social o transformando em um ser crítico e questionador. A intervenção pedagógica foi dividida em\r\n
      quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós\r\n
      intervenção avaliativa. Utilizando como tema gerador de investigação e estudo a química do pão e\r\n
      todas as reações que envolvem esse tema. Os resultados foram obtidos através da comparação das\r\n
      médias aritméticas obtidas na pré-intervenção e na pós-intervenção avaliativa. Com a melhoria\r\n
      satisfatória no resultado das notas foi possível comprovar que a metodologia aplicada se mostrou\r\n
      eficiente no ensino da química, podendo ser capaz de incentivar os alunos a participar das aulas\r\n
      deixando de ser um mero telespectador para ser um participante ativo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7095_15092018003018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARIA HERMINIO DA MATA "
    "autor_nome_curto" => "ALINE MARIA"
    "autor_email" => "alinebans_m@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de química se encontra em estado crítico na realidade atual, por ser uma disciplina experimental e não ter materiais e ambientes adequados para que os docentes possam apresentar as suas aulas. A química acaba sendo uma disciplina temida, um objeto de estudo de tabelas e cadeias carbônicas enormes que na cabeça dos discente não tem nada a ver com a sua realidade, e que há grande possibilidade de não poder colocar aquele conteúdo que eles adquirem em sala de aula na sua vida. Com base nisto buscamos demonstrar aos discentes da Escola Normal Estadual “Professor Pedro Augusto de Almeida” a química de uma forma nova e inovadora, mostrando que ela está em todo lugar ao seu redor, buscando estimular o interesse e a vontade de aprender cada vez mais sobre essa ciência tão importante tanto para nossa formação profissional como para a formação do indivíduo social o transformando em um ser crítico e questionador. A intervenção pedagógica foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré-intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós intervenção avaliativa. Utilizando como tema gerador de investigação e estudo a química do pão e todas as reações que envolvem esse tema. Os resultados foram obtidos através da comparação das médias aritméticas obtidas na pré-intervenção e na pós-intervenção avaliativa. Com a melhoria satisfatória no resultado das notas foi possível comprovar que a metodologia aplicada se mostrou eficiente no ensino da química, podendo ser capaz de incentivar os alunos a participar das aulas deixando de ser um mero telespectador para ser um participante ativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.