Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIA ATIVA Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46177
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 4286
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Este artigo busca avaliar a importância da implementação da Metodologia Ativa no meio acadêmico como estratégia para a melhoria do desempenho dos discentes, ao passo que os torna protagonistas do processo de aprendizagem, sob orientação do docente. Pois, além de ajudar o aluno nesse processo de conhecimento, o auxilia a interagir sobre o assunto trocando ideias e experiências com os demais na sala de aula. Dentre os benefícios deste tipo de estratégia educativa, podemos incluir o estímulo à oratória do discente e o desenvolvimento de um senso crítico, condições necessárias para a tomada de um posicionamento frente às transformações globais que estão presentes na atualidade. Nesse contexto, inúmeras são as formas de introduzir as Metodologias Ativas no ambiente acadêmico, visando as distintas formas de aprendizagem e a capacidade do discente analisar situações e argumentar de uma forma coerente sobre elas. São exemplos dessas metodologias a utilização de jogos educativos, sala de aula invertida e de aulas em laboratórios que visem incentivar a problematização e a elaboração de soluções. Entretanto, nota-se que a Metodologia Ativa ainda está em desenvolvimento no Brasil, visto que diversas instituições ainda não implementaram em seu projeto politico-pedagógico. Ante o exposto, é importante destacar que essas práticas inovadoras trazem notáveis benefícios para o acadêmico sendo um aporte para o desenvolvimento das suas habilidades e preparando-o para lidar com as diversas situações que podem surgir ao longo da vida profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIA ATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4286_08092018223455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LICIA FERREIRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "LICIA"
    "autor_email" => "liciabaarone11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46177
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 4286
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Este artigo busca avaliar a importância da implementação da Metodologia Ativa no meio acadêmico como estratégia para a melhoria do desempenho dos discentes, ao passo que os torna protagonistas do processo de aprendizagem, sob orientação do docente. Pois, além de ajudar o aluno nesse processo de conhecimento, o auxilia a interagir sobre o assunto trocando ideias e experiências com os demais na sala de aula. Dentre os benefícios deste tipo de estratégia educativa, podemos incluir o estímulo à oratória do discente e o desenvolvimento de um senso crítico, condições necessárias para a tomada de um posicionamento frente às transformações globais que estão presentes na atualidade. Nesse contexto, inúmeras são as formas de introduzir as Metodologias Ativas no ambiente acadêmico, visando as distintas formas de aprendizagem e a capacidade do discente analisar situações e argumentar de uma forma coerente sobre elas. São exemplos dessas metodologias a utilização de jogos educativos, sala de aula invertida e de aulas em laboratórios que visem incentivar a problematização e a elaboração de soluções. Entretanto, nota-se que a Metodologia Ativa ainda está em desenvolvimento no Brasil, visto que diversas instituições ainda não implementaram em seu projeto politico-pedagógico. Ante o exposto, é importante destacar que essas práticas inovadoras trazem notáveis benefícios para o acadêmico sendo um aporte para o desenvolvimento das suas habilidades e preparando-o para lidar com as diversas situações que podem surgir ao longo da vida profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, METODOLOGIA ATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4286_08092018223455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LICIA FERREIRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "LICIA"
    "autor_email" => "liciabaarone11@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo busca avaliar a importância da implementação da Metodologia Ativa no meio acadêmico como estratégia para a melhoria do desempenho dos discentes, ao passo que os torna protagonistas do processo de aprendizagem, sob orientação do docente. Pois, além de ajudar o aluno nesse processo de conhecimento, o auxilia a interagir sobre o assunto trocando ideias e experiências com os demais na sala de aula. Dentre os benefícios deste tipo de estratégia educativa, podemos incluir o estímulo à oratória do discente e o desenvolvimento de um senso crítico, condições necessárias para a tomada de um posicionamento frente às transformações globais que estão presentes na atualidade. Nesse contexto, inúmeras são as formas de introduzir as Metodologias Ativas no ambiente acadêmico, visando as distintas formas de aprendizagem e a capacidade do discente analisar situações e argumentar de uma forma coerente sobre elas. São exemplos dessas metodologias a utilização de jogos educativos, sala de aula invertida e de aulas em laboratórios que visem incentivar a problematização e a elaboração de soluções. Entretanto, nota-se que a Metodologia Ativa ainda está em desenvolvimento no Brasil, visto que diversas instituições ainda não implementaram em seu projeto politico-pedagógico. Ante o exposto, é importante destacar que essas práticas inovadoras trazem notáveis benefícios para o acadêmico sendo um aporte para o desenvolvimento das suas habilidades e preparando-o para lidar com as diversas situações que podem surgir ao longo da vida profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.