Este trabalho aborda a importância da literatura e, em especial a sociolinguística para este propósito tem como base o conto a “enxada”, que faz parte do livro intitulado “Veranico de Janeiro”, lançado em 1966, de Bernardo Élis, escritor regional goiano. O espaço rural onde residem milhões de pessoas é extremamente marcado pela linguagem utilizada por seus moradores, tornando-se um universo linguístico de grande riqueza devido a marca da variedade linguística. Por outro lado, o processo educativo é fator relevante na compreensão de que as varrições linguísticas estão relacionadas com a questão social e por isso precisa valorizar esses aspectos em sala de aula para que não haja preconceito em relação ao ensino da língua padrão ensinada na escola. Nesse contexto, abordagem à luz de uma visão sociolinguística, os impactos desse conhecimento no contexto educacional na sala de aula, abordando o papel da escola no ensino da variedade culta da língua e os desafios presentes no enfrentamento dessa questão, enfatizando como os conhecimentos da sociolinguística podem aprimorar a prática docente e proporcionar aos alunos do meio rural confiança de se usar a língua com segurança, para o desempenho de qualquer tarefa comunicativa cabível.