Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS E INTERATIVOS NO ENSINO- APRENDIZAGEM DA GENÉTICA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: SISTEMA ABO, ENSINO-APRENDIZAGEM, GENÉTICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46175
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3598
    "inscrito_id" => 3158
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS E INTERATIVOS NO ENSINO- APRENDIZAGEM DA GENÉTICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A utilização de jogos vem se mostrando bastante eficiente no processo de ensino- aprendizagem, sendo uma forma de complementação dos conceitos teóricos e podendo ser utilizada como um exercício de fixação, principalmente, no que se diz sobre o ensino de Genética. O objetivo deste estudo é analisar o desempenho dos alunos quando utilizados jogos os individuais e em grupo sobre Sistema ABO e Fator Rh. O presente trabalho foi realizado em uma escola estadual de Nazaré da Mata - PE com 19 alunos do 3º ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que existe um melhor desempenho por parte dos alunos quando utilizados os jogos individuais. Em ambos os jogos os alunos apresentaram maior dificuldade para as questões com termos técnicos, aos quais não estavam familiarizados. É evidente uma carência de aulas expositivas, interativas na utilização de jogos com os alunos, além de uma necessidade básica de realizar atividades em grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SISTEMA ABO, ENSINO-APRENDIZAGEM, GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3158_16092018121929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "POLIANA"
    "autor_email" => "polianaupe@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46175
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3598
    "inscrito_id" => 3158
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS E INTERATIVOS NO ENSINO- APRENDIZAGEM DA GENÉTICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A utilização de jogos vem se mostrando bastante eficiente no processo de ensino- aprendizagem, sendo uma forma de complementação dos conceitos teóricos e podendo ser utilizada como um exercício de fixação, principalmente, no que se diz sobre o ensino de Genética. O objetivo deste estudo é analisar o desempenho dos alunos quando utilizados jogos os individuais e em grupo sobre Sistema ABO e Fator Rh. O presente trabalho foi realizado em uma escola estadual de Nazaré da Mata - PE com 19 alunos do 3º ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que existe um melhor desempenho por parte dos alunos quando utilizados os jogos individuais. Em ambos os jogos os alunos apresentaram maior dificuldade para as questões com termos técnicos, aos quais não estavam familiarizados. É evidente uma carência de aulas expositivas, interativas na utilização de jogos com os alunos, além de uma necessidade básica de realizar atividades em grupo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SISTEMA ABO, ENSINO-APRENDIZAGEM, GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3158_16092018121929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLIANA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "POLIANA"
    "autor_email" => "polianaupe@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A utilização de jogos vem se mostrando bastante eficiente no processo de ensino- aprendizagem, sendo uma forma de complementação dos conceitos teóricos e podendo ser utilizada como um exercício de fixação, principalmente, no que se diz sobre o ensino de Genética. O objetivo deste estudo é analisar o desempenho dos alunos quando utilizados jogos os individuais e em grupo sobre Sistema ABO e Fator Rh. O presente trabalho foi realizado em uma escola estadual de Nazaré da Mata - PE com 19 alunos do 3º ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que existe um melhor desempenho por parte dos alunos quando utilizados os jogos individuais. Em ambos os jogos os alunos apresentaram maior dificuldade para as questões com termos técnicos, aos quais não estavam familiarizados. É evidente uma carência de aulas expositivas, interativas na utilização de jogos com os alunos, além de uma necessidade básica de realizar atividades em grupo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.