Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA SOCIAL VIVENCIADA EM ORFANATOS: CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ABANDONO

Palavra-chaves: PEDAGOGIA SOCIAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ABANDONO Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo em destaque, intitulado Pedagogia Social vivenciada em orfanatos: contribuição das práticas pedagógicas com crianças em situação de abandono; apresentou como objetivo geral observar a prática de pedagogos e seus reflexos na formação de crianças vítimas de abandono moral e afetivo. Para tanto, objetivos específicos foram: 1) compreender o trabalho do pedagogo em espaços não escolares; 2) analisar a realidade de crianças vítimas do abandono afetivo; 3) verificar a influência das práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes na formação dos sujeitos. Partiu da seguinte questão: Quais as práticas pedagógicas realizadas por pedagogos sociais com crianças vítimas do abandono moral e afetivo? A pesquisa desenvolvida está em consonância com o que preconiza o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, que prevê “a formação do Pedagogo como o profissional capacitado para atuar em diferentes situações educativas, seja na escola, fora dela, na docência ou na área técnica, com condições de intervir de forma competente, onde haja atividade educativa” (PP, 2009, p.12). O percurso metodológico adotou as seguintes etapas: realização de pesquisa bibliográfica; estudo da metodologia e dos dispositivos da pesquisa; realização da observação e da entrevista semi-estruturada; realização do diário de bordo; escrita do artigo e publicação dos resultados. A pesquisa se reveste de significativa relevância por representar a expressão literal de um momento histórico que vem sinalizando a necessidade da presença e da atuação do pedagogo em particular, em espaços não formais.

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