RESUMO
Este trabalho tem por objetivo geral analisar os principais desafios do professor alfabetizador da rede pública municipal no sertão alagoano. É importante ressaltar que esta pesquisa é fruto de uma investigação desenvolvida na disciplina Alfabetização e Letramento no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)-Campus do Sertão em Delmiro Gouveia, AL. Os objetivos específicos foram: perceber como se dá o processo de Alfabetização e letramento dos discentes numa turma multisseriada no município de Água Branca- AL; discutir sobre os limites e possibilidades do professor alfabetizador no município pesquisado. A pesquisa foi de cunho qualitativo, para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, além disso, a observação foi um dos mecanismos de conduta para analisar os registros das atividades dos alunos. O sujeito da pesquisa foi uma professora que leciona numa turma multisseriada, a escola visitada está situada no bairro Distrito Tabuleiro, Zona Rural do município de Água Branca- AL. O referencial teórico parte dos estudos de Soares (2003), Libâneo (2004), Ferrero (2011), Benevenutti e Fischer (2009), entre outros. A partir dos dados coletados e da posterior análise, os resultados apontaram que de 5 (cinco) discentes da turma do 3º ano do Ensino Fundamental 1, apenas 1 (um) era alfabetizado. Os outros 4 (quatro) ainda estavam em processo de alfabetização e segundo relatos da professora estes possuem necessidades educacionais especiais (NEE) e assim pôde-se notar que ela enfrenta grandes desafios na sua prática pedagógica diante de uma turma com várias peculiaridades.