Este artigo tem como proposta analisar a aceitação e a aprendizagem de estudantes do ensino fundamental para com jogos no ensino de Geografia, mais diretamente a cartografia escolar e o uso de mapas e coordenadas geográficas, além das possibilidades e percepções das crianças sobre esses jogos e como os mesmos compreendem o ensinamento a partir deles. Para isso foram selecionadas três etapas e distintos jogos para a efetiva analise, são essas etapas: 1 batalha naval, 2 encontre a diferença e 3 jogos para celular, para uma análise de distintas metodologias aplicadas ao mesmo público. Diante da crescente necessidade de novos métodos para os novos estudantes em um mundo de informações instantâneas, esse estudo mostra-se necessário para a efetiva reflexão de até onde os professores atuais podem e devem ir para o preparo das aulas e a melhor compreensão dos discentes além de apresentar novas alternativas para o ensino-aprendizagem na área da Geografia Escolar, gerando novas chances de conquistar os estudantes de forma leve e divertida sem perder em momento nenhum a relação com o conteúdo das aulas.