A educação vivenciada no século atual tem obrigado docentes, gestores, supervisores, enfim, todos que fazem parte do universo educacional a fazerem o seguinte questionamento: o que houve com a Educação? Em que momento ela deixou de ter importância na formação intelectual e moral do homem? Ao serem analisados dados consolidados pelos órgãos educacionais percebe-se o quanto o processo de defasagem nessa área tem se acentuado nos últimos anos. Assim, buscam-se culpados ou razões que possam justificar esta realidade, e o que mais tem se aproximado como justificativa plausível à referida situação é a ausência da família no processo de formação do indivíduo, tendo em vista que esta é a base de todo e qualquer ser. O fato de a educação possuir estreitos laços com a instituição familiar não é uma ideia recente, pois teorias relevantes que foram desenvolvidas e comprovadas cientificamente por estudiosos da área reforçam a veracidade dessa situação. Nesse sentido, cabe apontar, ainda, o Desenvolvimento Humano como resultado que irá depender da boa relação existente entre Família e Educação, tendo em vista que é a partir dessas duas instituições que se poderá tecer o fio condutor que fornecerá o contorno do perfil do cidadão. Este, portanto, depende destas (Educação e Família) para desenvolver ou consolidar o seu desenvolvimento. Dessa forma, julgou-se pertinente a realização de um trabalho voltado para esses aspectos que auxiliam a melhor compreensão do que vem a ser, de fato, Educação, e como esta tem se configurado aos olhos dos estudiosos da área em discussão.