O presente artigo objetiva empreender uma análise acerca da compreensão concernente aos estudos fonéticos e fonológicos adotados no livro didático de Língua Portuguesa, 7º ano, da coleção Universos. A análise consiste em apresentar e levantar considerações no que diz repeito à proposta de uma atividade sobre o uso do grafema S com som de /s/ e do grafema S com som de /z/, a referida atividade é apresentada com a titulação: Módulo V- Ortografia. Vale salientar que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) a escrita alfabética é regida por um princípio da fonografia, em que o signo gráfico é normalmente representado por um ou mais fonemas do idioma. O trabalho justifica-se pela relevância da fonética e da fonologia na apropriação da escrita. A metodologia empregada consiste na reflexão e comparação dos pressupostos teóricos preconizados por Cagliari (2002), Callou (2013), Cristófaro Silva (2013), Mori (2001), dentre outros e a proposta de atividade apresentada no livro. Por fim, verificou-se que é necessário que o docente trabalhe com os traços fônicos dos fonemas da língua a fim de que desenvolva uma prática pedagógica concreta e efetiva e que seus alunos adquiram uma consciência fonológica durante o processo de aprendizagem.