A educação integral é uma concepção que compreende a formação do jovem educando em toda a sua integralidade para que seja capaz de atuar na sociedade de forma mais autônoma, crítica e solidária. Nesse sentido, esse trabalho tem o objetivo de analisar a concepção dos protagonistas Juvenis em relação a sua ação protagônica, no conceito do termo Protagonista Juvenil e nas práticas educativas que contribuem com a formação do ser quanto indivíduo, no exercício da sua cidadania e para o mundo do trabalho, como rege o art. 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para a etapa final da Educação básica. Para isso, foi utilizado a combinação dos métodos quantitativos e qualitativos através de questionários e entrevistas, consecutivamente, com os protagonistas de uma Escola de Referência em Ensino Médio no município do Paulista/PE. Os resultados demonstraram que apesar dos protagonistas se reconhecerem como atuantes legítimos desde a organização até a avaliação das ações na escola, não compreendem o conceito de autonomia e entendem o termo protagonismo Juvenil como jovens participativos e com responsabilidade social. Mesmo não instituído na escola ainda, o grêmio estudantil, foi citado pelos estudantes como a prática educativa mais efetiva no exercício do protagonismo juvenil.