Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRASIL – MOÇAMBIQUE, AFIRMANDO SINERGIA E RECONSTRUINDO IDENTIDADES PELA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO INTERNACIONAL ENTRE A UFRN E A UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EXTENSÃO INTERNACIONAL, AÇÃO AFIRMATIVA Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46637
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4487
    "inscrito_id" => 11323
    "titulo" => "BRASIL – MOÇAMBIQUE, AFIRMANDO SINERGIA E RECONSTRUINDO IDENTIDADES PELA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO INTERNACIONAL ENTRE A UFRN E A UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE"
    "resumo" => "Por reconhecermos o caráter sensível e fundamental da extensão universitária no seu papel social, ético, científico e educativo como função da Universidade, desejamos difundir a experiência pioneira de internacionalização da extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pela ação “Trilhas Potiguares Brasil-Moçambique”, realizada entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2017, em Moçambique, na África. A parceria feita entre a UFRN e a Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), delegação Maxixe, contou com alunos e professores de ambos os continentes. Temos como objetivo refletir sobre o papel pedagógico dessa experiência na construção de uma ação afirmativa, \u{A0}ressaltando seu peso para o engajamento dos partícipes em suas ações acadêmicas, profissionais, e sociais. Além de um relato das ações desenvolvidas, acrescentamos uma entrevista semiestruturada com alguns dos seus integrantes, buscando saber, na opinião deles, o que havia sido mais marcante e o que foi transformador. Ficou claro o papel educativo que a UFRN e a UP, delegação Maxixe, assumiram na expedição Trilhas Brasil-Moçambique. Percebemos que as universidades, ao proporcionarem com essa viagem uma experiência inovadora aos professores e estudantes, acabaram realizando objetivos da Educação Superior, algumas vezes vistos como “utópicos” e também realizando uma ação afirmativa. Por fim, surgiu uma nova perspectiva de fazer extensão universitária na UP, bem como na UFRN, vinda do aprendizado cooperativo de uns com os outros, edificando um futuro que ainda não está dado, mas que é criado por eles próprios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EXTENSÃO INTERNACIONAL, AÇÃO AFIRMATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID11323_17092018224252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA DO VALE GÓIS PACHECO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "mariliavgpm@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46637
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4487
    "inscrito_id" => 11323
    "titulo" => "BRASIL – MOÇAMBIQUE, AFIRMANDO SINERGIA E RECONSTRUINDO IDENTIDADES PELA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO INTERNACIONAL ENTRE A UFRN E A UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE"
    "resumo" => "Por reconhecermos o caráter sensível e fundamental da extensão universitária no seu papel social, ético, científico e educativo como função da Universidade, desejamos difundir a experiência pioneira de internacionalização da extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pela ação “Trilhas Potiguares Brasil-Moçambique”, realizada entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2017, em Moçambique, na África. A parceria feita entre a UFRN e a Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), delegação Maxixe, contou com alunos e professores de ambos os continentes. Temos como objetivo refletir sobre o papel pedagógico dessa experiência na construção de uma ação afirmativa, \u{A0}ressaltando seu peso para o engajamento dos partícipes em suas ações acadêmicas, profissionais, e sociais. Além de um relato das ações desenvolvidas, acrescentamos uma entrevista semiestruturada com alguns dos seus integrantes, buscando saber, na opinião deles, o que havia sido mais marcante e o que foi transformador. Ficou claro o papel educativo que a UFRN e a UP, delegação Maxixe, assumiram na expedição Trilhas Brasil-Moçambique. Percebemos que as universidades, ao proporcionarem com essa viagem uma experiência inovadora aos professores e estudantes, acabaram realizando objetivos da Educação Superior, algumas vezes vistos como “utópicos” e também realizando uma ação afirmativa. Por fim, surgiu uma nova perspectiva de fazer extensão universitária na UP, bem como na UFRN, vinda do aprendizado cooperativo de uns com os outros, edificando um futuro que ainda não está dado, mas que é criado por eles próprios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EXTENSÃO INTERNACIONAL, AÇÃO AFIRMATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID11323_17092018224252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA DO VALE GÓIS PACHECO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "mariliavgpm@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Por reconhecermos o caráter sensível e fundamental da extensão universitária no seu papel social, ético, científico e educativo como função da Universidade, desejamos difundir a experiência pioneira de internacionalização da extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pela ação “Trilhas Potiguares Brasil-Moçambique”, realizada entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro de 2017, em Moçambique, na África. A parceria feita entre a UFRN e a Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), delegação Maxixe, contou com alunos e professores de ambos os continentes. Temos como objetivo refletir sobre o papel pedagógico dessa experiência na construção de uma ação afirmativa,  ressaltando seu peso para o engajamento dos partícipes em suas ações acadêmicas, profissionais, e sociais. Além de um relato das ações desenvolvidas, acrescentamos uma entrevista semiestruturada com alguns dos seus integrantes, buscando saber, na opinião deles, o que havia sido mais marcante e o que foi transformador. Ficou claro o papel educativo que a UFRN e a UP, delegação Maxixe, assumiram na expedição Trilhas Brasil-Moçambique. Percebemos que as universidades, ao proporcionarem com essa viagem uma experiência inovadora aos professores e estudantes, acabaram realizando objetivos da Educação Superior, algumas vezes vistos como “utópicos” e também realizando uma ação afirmativa. Por fim, surgiu uma nova perspectiva de fazer extensão universitária na UP, bem como na UFRN, vinda do aprendizado cooperativo de uns com os outros, edificando um futuro que ainda não está dado, mas que é criado por eles próprios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.