Neste trabalho analisamos a contação de história como metodologia que pode ser utilizada por professores/as da educação básica para se ensinar cultura afro-brasileira. Para sistematização da discussão que fazemos recorremos a observação das aulas do Curso de Formação Continuada: Saberes e Fazeres Afro-brasileiros e Indígenas na Sala de Aula, curso de extensão ofertado pela UEPB, Campus Guarabira/PB, aos/as professores/as da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Antônia do Socorro Silva Machado; instituição localizada na comunidade remanescente quilombola de Paratibe, na cidade de João Pessoa/PB. Desde março de 2016 professores/as dessa escola e de outras escolas da rede pública municipal de João Pessoa tem participado do curso de formação continuada e nesse a contação de história foi trabalhada como metodologia capaz de possibilitar-lhes ensinar os conteúdos voltados à cultura afro-brasileira, visto essa metodologia remeter a uma prática cultural negra, ou seja, das comunidades remanescentes quilombolas. Também recorremos ao relatório das aulas do curso de formação, sobretudo, a análise das atividades pertinentes ao módulo contação de história, e discutimos como essa prática cultural antiga possibilitou aos/as professores/as que estão fazendo o curso promover melhor aprendizagem dos conteúdos relacionados às pessoas negras, e suas culturas, assim fazer valer o que determina a Lei. 11.645/2008.