Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇA É TUDO IGUAL? O PROBLEMA DA HOMOGENEIZAÇÃO DO CONCEITO DE INFÂNCIA E OS CAMINHOS PARA UMA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA.

Palavra-chaves: INFÂNCIAS, ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
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      entende a criança como ator social dotado de agência e produtor de cultura. O trabalho questiona a\r\n
      noção ocidental da criança passiva ao seu meio social e da infância como uma mera fase de\r\n
      obtenção de conhecimentos necessário para o tornar-se adulto. Assim, contrariando a premissa da\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos centrais nas discussões do campo da antropologia da criança e problematizar noções hegemônicas de infância, com o objetivo de contribuir para as pesquisas com crianças na área da educação infantil. Partindo da linha conceitual que entende a criança como ator social dotado de agência e produtor de cultura. O trabalho questiona a noção ocidental da criança passiva ao seu meio social e da infância como uma mera fase de obtenção de conhecimentos necessário para o tornar-se adulto. Assim, contrariando a premissa da infância como "vir a ser", apresenta as noções que hoje se tem de criança, com base em autores clássicos da história, educação, antropologia e da sociologia da infância, que de maneira interdisciplinar colaboram para compreensão da criança e das infâncias no contexto contemporâneo.

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