Contar histórias na educação infantil representa criar um espaço lúdico e instigante para a aprendizagem inicial da leitura. Compreendendo o ato de ler como uma competência agregadora de sentidos, emoções e reflexões, cabe ao professor introduzir o aluno no universo leitor, demonstrando as diferentes possibilidades que uma narrativa congrega, vendo, assim, a leitura como uma prática social – já que as histórias se alinham àquilo que há de mais humano em nós. Portanto, o objetivo geral deste trabalho concentra-se em apresentar a contação de histórias como recurso para se trabalhar para incentivar à prática de leitura na educação infantil. A fim de atender a essa finalidade, partimos de um estudo bibliográfico embasado em Maria Helena Martins (2012); Abramovich (1994); Dohme (2013). Assim sendo, pensando no leitor em formação inicial, realizamos uma breve análise da obra “O encontro”, de Michele Iacocca (2012). Consideramos que a abordagem da contação de histórias em sala de aula promoverá momentos de socialização, expressão e criatividade, uma vez que permite a criança desenvolver suas capacidades de um modo integrador. O aluno, através do conto e reconto, cria um ambiente efetivo de representação e de reflexão sobre a vida.