A criança, desde os seus primeiros momentos de vida, está imersa em um sistema de significações sociais. Os adultos buscam incorpora-las nas relações extraindo e auxiliando na construção dos conceitos acumulados e vivenciados. No contexto da pesquisa aqui relatada, ouvimos e/ou questionamos sobre a música, visando conseguir transpor os conceitos que as crianças trazem consigo, acumulados e vivenciados para uma significação individual. Consideramos também a música no cotidiano da escola da infância, sendo ela compreendida como práticas expressivas de linguagem artísticas. Refletir acerca do que as crianças pensam e dizem é importante para a compreensão e estruturação das práticas das quais participam, ou seja, os sentidos que atribuem às “coisas” do mundo e de si mesmas são partes relevantes das significações que tais objetos têm na sociedade, isto é, reconhecem e assumem a participação das crianças na composição da pesquisa. O objetivo do texto é apresentar diversos sentidos atribuídos à linguagem musical por crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa em questão, utilizamos como sujeitos de pesquisas, crianças de 7 e 8 anos, que integram um grupo de segundo ano do Ensino fundamental, de uma escola pública de Natal/RN. O aporte metodológico fundamental no qual nos ancoramos são as proposições da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Conclui-se que ao ouvir as crianças e considerá-las como sujeitos, estamos contribuindo para uma reflexão crítica acerca das propostas na infância, visando tornar tais indivíduos partícipes das decisões que lhes dizem respeito nas instituições dessa área.