Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MÚSICA E SEUS SENTIDOS NA INFÂNCIA: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS?

Palavra-chaves: SENTIDOS, EDUCAÇÃO MUSICAL, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Consideramos também a música no cotidiano da escola da infância, sendo ela compreendida como práticas expressivas de linguagem artísticas. Refletir acerca do que as crianças pensam e dizem é importante para a compreensão e estruturação das práticas das quais participam, ou seja, os sentidos que atribuem às “coisas” do mundo e de si mesmas são partes relevantes das significações que tais objetos têm na sociedade, isto é, reconhecem e assumem a participação das crianças na composição da pesquisa. O objetivo do texto é apresentar diversos sentidos atribuídos à linguagem musical por crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa em questão, utilizamos como sujeitos de pesquisas, crianças de 7 e 8 anos, que integram um grupo de segundo ano do Ensino fundamental, de uma escola pública de Natal/RN. O aporte metodológico fundamental no qual nos ancoramos são as proposições da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Conclui-se que ao ouvir as crianças e considerá-las como sujeitos, estamos contribuindo para uma reflexão crítica acerca das propostas na infância, visando tornar tais indivíduos partícipes das decisões que lhes dizem respeito nas instituições dessa área.A criança, desde os seus primeiros momentos de vida, está imersa em um sistema de significações sociais. Os adultos buscam incorpora-las nas relações extraindo " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A criança, desde os seus primeiros momentos de vida, está imersa em um sistema de significações sociais. Os adultos buscam incorpora-las nas relações extraindo e auxiliando na construção dos conceitos acumulados e vivenciados. No contexto da pesquisa aqui relatada, ouvimos e/ou questionamos sobre a música, visando conseguir transpor os conceitos que as crianças trazem consigo, acumulados e vivenciados para uma significação individual. Consideramos também a música no cotidiano da escola da infância, sendo ela compreendida como práticas expressivas de linguagem artísticas. Refletir acerca do que as crianças pensam e dizem é importante para a compreensão e estruturação das práticas das quais participam, ou seja, os sentidos que atribuem às “coisas” do mundo e de si mesmas são partes relevantes das significações que tais objetos têm na sociedade, isto é, reconhecem e assumem a participação das crianças na composição da pesquisa. O objetivo do texto é apresentar diversos sentidos atribuídos à linguagem musical por crianças do Ensino Fundamental. Na pesquisa em questão, utilizamos como sujeitos de pesquisas, crianças de 7 e 8 anos, que integram um grupo de segundo ano do Ensino fundamental, de uma escola pública de Natal/RN. O aporte metodológico fundamental no qual nos ancoramos são as proposições da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Conclui-se que ao ouvir as crianças e considerá-las como sujeitos, estamos contribuindo para uma reflexão crítica acerca das propostas na infância, visando tornar tais indivíduos partícipes das decisões que lhes dizem respeito nas instituições dessa área.

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