Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR

Palavra-chaves: LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48192
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1512
    "inscrito_id" => 7938
    "titulo" => "O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência realizada com uma turma de Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Básica São João Batista, localizada no município de Penedo-AL, com crianças na faixa etária de 3 a 4 anos. A proposta do trabalho passa pela argumentação acerca da importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança. A argumentação toma base nas propostas de autores como Zanluchi (2005), Baquero (2000), Batalloso (2011) e no pensamento de grandes teóricos da educação, a exemplo de Lev Vygotsky e de Jean Piaget. Expõe-se como crianças do maternal utilizaram-se de uma técnica diferenciada para desenvolver uma aprendizagem prazerosa e significativa, a partir da exploração de diversas habilidades e sentidos. A atividade consistiu na produção de tortinhas por parte dos próprios alunos, com o auxílio da professora mediadora. A atividade interativa garantiu às crianças a aquisição de conhecimentos múltiplos em vários aspectos, no contexto da realidade vivenciada. Além disso, possibilitou a adaptação e a socialização no âmbito escolar. Como resultado da experiência, o trabalho mostra que a aula lúdica serviu para que as crianças descobrissem, inventassem e se desenvolvessem através do brincar, uma vez que a aprendizagem pode ocorrer de forma mais satisfatória a partir da utilização de elementos lúdicos nas atividades pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID7938_06092018163733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALGUINEIDE PIMENTEL SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALGUINEIDE PIMENTEL"
    "autor_email" => "alguineidepimentelp@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48192
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1512
    "inscrito_id" => 7938
    "titulo" => "O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência realizada com uma turma de Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Básica São João Batista, localizada no município de Penedo-AL, com crianças na faixa etária de 3 a 4 anos. A proposta do trabalho passa pela argumentação acerca da importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança. A argumentação toma base nas propostas de autores como Zanluchi (2005), Baquero (2000), Batalloso (2011) e no pensamento de grandes teóricos da educação, a exemplo de Lev Vygotsky e de Jean Piaget. Expõe-se como crianças do maternal utilizaram-se de uma técnica diferenciada para desenvolver uma aprendizagem prazerosa e significativa, a partir da exploração de diversas habilidades e sentidos. A atividade consistiu na produção de tortinhas por parte dos próprios alunos, com o auxílio da professora mediadora. A atividade interativa garantiu às crianças a aquisição de conhecimentos múltiplos em vários aspectos, no contexto da realidade vivenciada. Além disso, possibilitou a adaptação e a socialização no âmbito escolar. Como resultado da experiência, o trabalho mostra que a aula lúdica serviu para que as crianças descobrissem, inventassem e se desenvolvessem através do brincar, uma vez que a aprendizagem pode ocorrer de forma mais satisfatória a partir da utilização de elementos lúdicos nas atividades pedagógicas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA9_ID7938_06092018163733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALGUINEIDE PIMENTEL SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALGUINEIDE PIMENTEL"
    "autor_email" => "alguineidepimentelp@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência realizada com uma turma de Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Básica São João Batista, localizada no município de Penedo-AL, com crianças na faixa etária de 3 a 4 anos. A proposta do trabalho passa pela argumentação acerca da importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança. A argumentação toma base nas propostas de autores como Zanluchi (2005), Baquero (2000), Batalloso (2011) e no pensamento de grandes teóricos da educação, a exemplo de Lev Vygotsky e de Jean Piaget. Expõe-se como crianças do maternal utilizaram-se de uma técnica diferenciada para desenvolver uma aprendizagem prazerosa e significativa, a partir da exploração de diversas habilidades e sentidos. A atividade consistiu na produção de tortinhas por parte dos próprios alunos, com o auxílio da professora mediadora. A atividade interativa garantiu às crianças a aquisição de conhecimentos múltiplos em vários aspectos, no contexto da realidade vivenciada. Além disso, possibilitou a adaptação e a socialização no âmbito escolar. Como resultado da experiência, o trabalho mostra que a aula lúdica serviu para que as crianças descobrissem, inventassem e se desenvolvessem através do brincar, uma vez que a aprendizagem pode ocorrer de forma mais satisfatória a partir da utilização de elementos lúdicos nas atividades pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.