O trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência realizada com uma turma de Educação Infantil da Escola Municipal de Educação Básica São João Batista, localizada no município de Penedo-AL, com crianças na faixa etária de 3 a 4 anos. A proposta do trabalho passa pela argumentação acerca da importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança. A argumentação toma base nas propostas de autores como Zanluchi (2005), Baquero (2000), Batalloso (2011) e no pensamento de grandes teóricos da educação, a exemplo de Lev Vygotsky e de Jean Piaget. Expõe-se como crianças do maternal utilizaram-se de uma técnica diferenciada para desenvolver uma aprendizagem prazerosa e significativa, a partir da exploração de diversas habilidades e sentidos. A atividade consistiu na produção de tortinhas por parte dos próprios alunos, com o auxílio da professora mediadora. A atividade interativa garantiu às crianças a aquisição de conhecimentos múltiplos em vários aspectos, no contexto da realidade vivenciada. Além disso, possibilitou a adaptação e a socialização no âmbito escolar. Como resultado da experiência, o trabalho mostra que a aula lúdica serviu para que as crianças descobrissem, inventassem e se desenvolvessem através do brincar, uma vez que a aprendizagem pode ocorrer de forma mais satisfatória a partir da utilização de elementos lúdicos nas atividades pedagógicas.