O presente artigo trata-se de uma pesquisa que trata do estudo sobre a formação inicial e continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Escolas Públicas, na cidade de Vitória de Santo Antão. Existe uma carência da formação docente para atuação na EJA que começa na formação inicial, na qual, na maior parte dos cursos de licenciaturas, a disciplina de EJA aparece apenas como uma disciplina eletiva, então essa investigação busca analisar uma falta de uma formação específica para atuação na EJA, considerando sua formação inicial e sua prática docente como também refletir as dificuldades encontradas na formação inicial de Professores e Professoras para atuarem na EJA. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter indutivo, utilizando-se de questionários abertos para a coletas de dados, pode-se perceber que a EJA precisa ser vista como uma educação voltada para o profissionalismo, para a humanização e para o aperfeiçoamento do ser humano, essa mesma educação precisa cada vez mais ser fundamentada na academia e ser continuada ao longo de sua pratica. Através desta pesquisa buscamos colaborar com o desenvolvimento de debates sobre a formação docente para a EJA, a formação inicial para professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para conduzir sua prática docente e que a formação continuada consegue, através da partilha de experiências, a partir da realidade do chão da escola, contribuir sistematicamente para o enriquecimento das práticas e com dinamismo na construção dos saberes em conjunto.