Este trabalho é um recorte da dissertação vinculada à linha de pesquisa Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, POSEDUC da Faculdade de Educação - UERN. Sua temática interliga aspectos da organização, funcionamento, gestão da educação básica no âmbito municipal, com recorte temporal de 1988 aos dias atuais. Objetiva analisar as políticas e ações que contribuem para a organização do Sistema Municipal de Educação (SME) em Jardim do Seridó - RN, destacando os recursos financeiros dentro do regime de colaboração entre União, estados, municípios e Distrito Federal. Os procedimentos da investigação incluem revisão da literatura associada à pesquisa documental da Constituição Federal de 1988 e da legislação educacional brasileira (LDB 9.394/1996, Planos Nacionais de Educação Lei nº 010172/2001 e Lei nº 13.005/2014), bem como das leis e documentos municipais. Evidencia-se que o município de Jardim do Seridó - RN recebe recursos financeiros do FNDE a partir do regime de colaboração e que tais recursos somados a receita tributária própria do município não consegue suprir as reais necessidades educacionais do município. Conclui-se que em caráter de urgência sejam dadas as reais condições a estes pequenos entes federados de assumirem com dignidade o que está prescrito na Lei e na especificidade de cada município, membro de um país que tanto negou à educação como um bem público à sua população.