Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMATICA ALEM DOS MUROS DA ESCOLA: USANDO A TRIGONOMETRIA DISPONÍVEL COMO UM RECURSO A MAIS DE APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: ALÈM DA SALA DE AULA, TRIGONOMETRIA, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46020
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2097
    "inscrito_id" => 5006
    "titulo" => """
      A MATEMATICA ALEM DOS MUROS DA ESCOLA:\r\n
      USANDO A TRIGONOMETRIA DISPONÍVEL COMO UM RECURSO A MAIS DE APRENDIZAGEM.
      """
    "resumo" => """
      Resumo:\r\n
      \r\n
      No presente trabalho, são apresentados resultados e discussões acerca de uma atividade desenvolvida em uma escola estadual da Paraíba no município de Campina Grande no distrito de Catolé de Boa Vista, sobre a Matemática ir além dos muros da escola, esta foi uma atividade desenvolvida sobre o conteúdo de trigonometria com alunos de uma turma do 9° ano do ensino fundamental, no ano de 2017. O objetivo foi propor uma imagem diferente da habitual onde os educandos acreditam na sua grande maioria que a Matemática se limita apenas a sala de aula. Na resolução das atividades envolvia conceitos iniciais de trigonometria e situações-problemas, onde os mesmos foram induzidos a calcular medidas tais como a altura de uma arvore enfrente a escola, a altura da torre de uma igreja, a altura do uma torre de celular, a altura de um poste, situações problemas foram apresentadas para serem solucionadas e respondidas com uma medida aproximada de cada situação. Após apresentação das situações foi sugerido que os educando fizessem um esboço da situação e encontrando a solução aplicando os conceitos trabalhados em sala de aula sobre trigonometria, foi percebida uma dificuldade dos educandos em compreenderem e solucionar matematicamente situações-problemas, porem as mesmas foram sanadas em sala de aula, o que foi de extrema importância para o entendimento e o sucesso da atividade que foi alem da sala de aula de Matemática, como relataram os alunos em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALÈM DA SALA DE AULA, TRIGONOMETRIA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5006_09092018195315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON DINIZ"
    "autor_email" => "hailtondiniz@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46020
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2097
    "inscrito_id" => 5006
    "titulo" => """
      A MATEMATICA ALEM DOS MUROS DA ESCOLA:\r\n
      USANDO A TRIGONOMETRIA DISPONÍVEL COMO UM RECURSO A MAIS DE APRENDIZAGEM.
      """
    "resumo" => """
      Resumo:\r\n
      \r\n
      No presente trabalho, são apresentados resultados e discussões acerca de uma atividade desenvolvida em uma escola estadual da Paraíba no município de Campina Grande no distrito de Catolé de Boa Vista, sobre a Matemática ir além dos muros da escola, esta foi uma atividade desenvolvida sobre o conteúdo de trigonometria com alunos de uma turma do 9° ano do ensino fundamental, no ano de 2017. O objetivo foi propor uma imagem diferente da habitual onde os educandos acreditam na sua grande maioria que a Matemática se limita apenas a sala de aula. Na resolução das atividades envolvia conceitos iniciais de trigonometria e situações-problemas, onde os mesmos foram induzidos a calcular medidas tais como a altura de uma arvore enfrente a escola, a altura da torre de uma igreja, a altura do uma torre de celular, a altura de um poste, situações problemas foram apresentadas para serem solucionadas e respondidas com uma medida aproximada de cada situação. Após apresentação das situações foi sugerido que os educando fizessem um esboço da situação e encontrando a solução aplicando os conceitos trabalhados em sala de aula sobre trigonometria, foi percebida uma dificuldade dos educandos em compreenderem e solucionar matematicamente situações-problemas, porem as mesmas foram sanadas em sala de aula, o que foi de extrema importância para o entendimento e o sucesso da atividade que foi alem da sala de aula de Matemática, como relataram os alunos em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALÈM DA SALA DE AULA, TRIGONOMETRIA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5006_09092018195315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON DINIZ"
    "autor_email" => "hailtondiniz@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: No presente trabalho, são apresentados resultados e discussões acerca de uma atividade desenvolvida em uma escola estadual da Paraíba no município de Campina Grande no distrito de Catolé de Boa Vista, sobre a Matemática ir além dos muros da escola, esta foi uma atividade desenvolvida sobre o conteúdo de trigonometria com alunos de uma turma do 9° ano do ensino fundamental, no ano de 2017. O objetivo foi propor uma imagem diferente da habitual onde os educandos acreditam na sua grande maioria que a Matemática se limita apenas a sala de aula. Na resolução das atividades envolvia conceitos iniciais de trigonometria e situações-problemas, onde os mesmos foram induzidos a calcular medidas tais como a altura de uma arvore enfrente a escola, a altura da torre de uma igreja, a altura do uma torre de celular, a altura de um poste, situações problemas foram apresentadas para serem solucionadas e respondidas com uma medida aproximada de cada situação. Após apresentação das situações foi sugerido que os educando fizessem um esboço da situação e encontrando a solução aplicando os conceitos trabalhados em sala de aula sobre trigonometria, foi percebida uma dificuldade dos educandos em compreenderem e solucionar matematicamente situações-problemas, porem as mesmas foram sanadas em sala de aula, o que foi de extrema importância para o entendimento e o sucesso da atividade que foi alem da sala de aula de Matemática, como relataram os alunos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.