O trabalho docente comprometido com o processo de ensino e aprendizagem consiste em levar os estudantes a apreender/compreender conhecimentos já produzidos, ao mesmo tempo formando-os em valores para a vida humana. Nesse contexto, o objetivo do trabalho consiste em relatar a experiência obtida a partir da proposta de incentivar estudantes do Ensino Médio na construção de trabalhos científicos sobre conteúdos de genética no cotidiano trabalhados em sala e abordar os fatores positivos e negativos observados durante a realização dessa proposta. O presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 24 estudantes que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio de uma Escola da Rede Privada localizada na região alta de Maceió AL. Para isso a turma foi dividida em três grupos de oito estudantes, elaborou-se um questionário composto por cinco questões discursivas, cada grupo deveria aplicar dez questionários num determinado grupo de respondentes. Posteriormente, os discentes deveriam apresentar seus resultados e discutir a sua experiência na construção de trabalhos científicos. Assim, concordamos que o educador como sujeito direcionador das práxis pedagógica escolar, precisa estar atento a todos os elementos necessários para que o educando efetivamente aprenda e desenvolva suas capacidades cognoscitivas assim como suas convicções afetivas, morais, sociais e políticas.