Podemos afirmar que a formação docente é algo muito mais complexo que a simples aquisição de competências e habilidades para o desenrolar do processo de ensino. Objetivamos com esse artigo relatar a experiência vivenciada durante as atividades de formação docente realizadas com professoras da educação infantil no extremo norte do Tocantins, uma ação resultante da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O estudo assume a característica descritiva, e o tipo relato de experiência. As atividades de formação foram desenvolvidas com as professoras formadoras locais, professoras da educação básica de vinte e três municípios do interior do Tocantins, e perfizeram um total de100 horas de formação. Elas por sua vez, proporcionaram a formação para mais de duzentas professoras da educação infantil nessa região. Foi possível perceber a construção de um espaço de formação que se configurou como um instrumento para as transformações das professoras formadoras, apresentando-se como um espaço de criatividade e partilha, fortalecendo ações e atividades formativas, permitindo a articulação dos saberes com o cotidiano das escolas e das professoras de educação infantil em atividade de ensino de leitura e escrita na educação infantil