UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49191 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 3331 "titulo" => "UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "A população brasileira é composta por uma miscigenação de povos e culturas indígenas, africanas e europeias. A relação dos africanos com o Brasil começou no início do século XVI, quando os negros foram trazidos como escravos e foi marcada por inúmeras desigualdades, já que os negros eram vistos como mercadoria, tendo sua condição de ser humano ignorada. Devido a esse processo de construção cultural marcado pela desigualdade social, mesmo com a abolição da escravidão, o povo negro continuou sendo visto de forma inferior e preconceituosa. Sendo assim, a educação é um fator determinante para a desconstrução dessa visão negativa. É nesta perspectiva que situamos a presente pesquisa, que, junto ao “Projeto Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI”, tem como objetivo levar, ancorado na proposta da pesquisa-ação, a realização de oficinas à uma escola da Rede Pública da cidade de Parnaíba, a fim de possibilitar as trocas de saberes a partir da análise e produção do audiovisual, permitindo, assim, que todos os envolvidos (as) pensem o mundo que os cerca, bem como a negritude, por meio das imagens e da reflexão fundamentada na literatura sobre o tema. Apesar da pesquisa estar em andamento, temos uma contribuição teórica e uma experiência significativa para acreditar que o filme pode ser utilizado como fonte de pesquisa e abordar as distorções históricas, combatendo a discriminação e o preconceito racial em relação a cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "CINEMA, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, NEGRITUDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID3331_24082018195615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA NASCIMENTO CARDOZO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticianascimento57@yahoo" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49191 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 3331 "titulo" => "UMA ANÁLISE ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "A população brasileira é composta por uma miscigenação de povos e culturas indígenas, africanas e europeias. A relação dos africanos com o Brasil começou no início do século XVI, quando os negros foram trazidos como escravos e foi marcada por inúmeras desigualdades, já que os negros eram vistos como mercadoria, tendo sua condição de ser humano ignorada. Devido a esse processo de construção cultural marcado pela desigualdade social, mesmo com a abolição da escravidão, o povo negro continuou sendo visto de forma inferior e preconceituosa. Sendo assim, a educação é um fator determinante para a desconstrução dessa visão negativa. É nesta perspectiva que situamos a presente pesquisa, que, junto ao “Projeto Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI”, tem como objetivo levar, ancorado na proposta da pesquisa-ação, a realização de oficinas à uma escola da Rede Pública da cidade de Parnaíba, a fim de possibilitar as trocas de saberes a partir da análise e produção do audiovisual, permitindo, assim, que todos os envolvidos (as) pensem o mundo que os cerca, bem como a negritude, por meio das imagens e da reflexão fundamentada na literatura sobre o tema. Apesar da pesquisa estar em andamento, temos uma contribuição teórica e uma experiência significativa para acreditar que o filme pode ser utilizado como fonte de pesquisa e abordar as distorções históricas, combatendo a discriminação e o preconceito racial em relação a cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena" "palavra_chave" => "CINEMA, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, NEGRITUDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID3331_24082018195615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA NASCIMENTO CARDOZO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticianascimento57@yahoo" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }