O presente estudo teve como objetivo incentivar e despertar o interesse de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública estadual do município do Conde (PB), para a aprendizagem dos conteúdos de Química, através da disciplina de Ciências, com o desenvolvimento de atividades didáticas usando a metodologia Lúdica. Tal pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: na primeira etapa ocorreu a aplicação de um pré-teste e o desenvolvimento de uma atividade lúdica (o Jogo do Dominó Químico), e na segunda etapa houve a aplicação do pós-teste, o qual foi realizado uma semana após o pré-teste e usando as mesmas questões usadas inicialmente no pré-teste. A partir dos resultados obtidos neste estudo, as atividades didáticas com metodologia lúdica podem ser uma ferramenta vantajosa para a aprendizagem de Química, porém, precisa se tornar mais frequente nas aulas, para estimular os alunos a se envolverem e participarem das atividades propostas. Conclui-se que, embora os resultados não tenham sido os esperados, uma vez que a presença da evasão escolar durante as aulas de Ciências, por parte dos alunos, atrapalhou o acompanhamento e a avaliação do processo, devido a uma diversificação de estudantes durante a aplicação do pré-teste e do pós-teste, porém, a atividade realizada contribuiu de forma positiva para o ensino-aprendizagem de alguns discentes