Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE BIOLOGIA, MORFOLOGIA VEGETAL Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Por trazer uma sobrecarga de nomes científicos, há uma certa dificuldade de se trabalhar alguns conteúdos de Biologia, a Botânica acaba por causar o desinteresse do estudante para construção de saberes biológicos. Corroborando com isso vem a prática de alguns professores que continuam abordando esses temas de forma tradicional e mecânica, contribuindo para uma aprendizagem pouco significativa e atrativa. Sendo assim, objetivou-se neste trabalho desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS – como uma proposta atrativa e dinâmica de se ensinar e aprender Botânica, abordando conteúdos relacionados à morfologia das angiospermas e visando formar estudantes atuantes e reflexivos no seu processo de aprendizagem. Utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa para respaldar a construção e desenvolvimento desta Unidade de Ensino, onde suas etapas vão gradativamente auxiliando o estudante a aprender significativamente, aprofundando a complexidade do conteúdo em questão. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Tempo Integral. Durante a realização das atividades foram verificados diversos sinais de evolução conceitual dos envolvidos. Essa mudança é de suma importância para que os estudantes consigam avançar de maneira contínua para melhor entendimento do mundo que os cerca, sendo protagonista do seu processo de aprender. Os indícios de uma aprendizagem significativa em curso observados a partir da aplicação da UEPS deixam evidente que esta Unidade se configura como potencialmente significativa.

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