Este estudo aborda a Inclusão dos alunos surdos realizando uma pesquisa histórica referente às lutas que deram origem aos direitos conquistados até os dias atuais, apresentando uma breve análise das leis que os amparam, bem como uma análise acerca da inclusão dos alunos surdos na Universidades Estadual do Paraná – Campus Paranaguá, objetivando conhecer como a inclusão acontece nesta instituição, quais os mecanismos para que isso aconteça e ainda, entender a contribuição de professores, alunos e intérpretes neste processo. Incialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura pertinente documentos que dessem embasamento teórico. Em um segundo momento foi aplicado questionários com perguntas dissertativas que buscavam respostas a respeito da inclusão e que envolviam questões para aqueles que participam de alguma forma, do segundo ano de pedagogia da referida Universidade. Após a análise das respostas referentes aos questionários foi verificado que os professores compreendem a necessidade da interação entre professor e aluno, porém identificam-se com o despreparo para atender estes alunos. Os alunos surdos, em sua maioria, relatam que não se sentem incluídos na Universidade, devido à dificuldade na comunicação, os intérpretes relatam desconhecer esforços por parte dos professores para incluir o aluno surdo na sala de ensino regular, bem como não identificam alternativas, por parte dos professores, para possibilitar o melhor aprendizado a esses alunos. Com relação aos alunos ouvintes, grande parte acredita que o processo de inclusão está acontecendo na turma que estão inseridos, porém há uma parcela que apresenta críticas a este processo.