Neste artigo, recorte de uma pesquisa maior, temos como objetivo analisar a possível estrutura interna das representações sociais de família construídas por professoras de escolas públicas. Tomamos como referencial de base a abordagem estrutural das representações sociais, elaborada por Jean-Claude Abric. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram 100 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados, a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Para análise estrutural, tivemos o apoio do software ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations (EVOC). Os resultados evidenciaram que a palavra “amor” é forte candidata a ser confirmada central nas representações sociais de família construídas pelo grupo de professoras. A estrutura interna dessas representações é atravessada por palavras que ressaltam a funcionalidade ideal da família. Essas representações podem estar colaborando para a construção de representações sociais de famílias de estudantes de escola pública negativadas. A pesquisa poderá contribuir no âmbito das políticas e práticas de formação de professores