O presente trabalho diz respeito a pesquisa intervenção que tem como tema, “Poesia e Ludicidade na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades”. Elaborada na disciplina de Pesquisa Educacional II para ser aplicada no estágio em Educação Infantil do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tendo como objetivo, identificar quais as implicações pedagógicas que as vivências com a poesia através do viés lúdico e interativo podem apresentar no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, compreende-se que estas experiências favorecem o desenvolvimento das crianças em vários aspectos como linguísticos, emocionais entre outros. Portanto é de suma relevância o trabalho com a poesia na Educação Infantil para que sejam desmistificados alguns preconceitos levantados acerca do contato das crianças com estas narrativas. Assim como, a sua utilização permitirá novas e ricas experiências que contribuirão para o desenvolvimento destes indivíduos. A investigação teve como abordagem metodológica o caráter qualitativo, se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em teses, dissertações, livros, e artigos acadêmicos, que abordam a temática a ser estudada, e por fim o levantamento de dados que foram realizados através de observações e intervenções realizadas na instituição onde ocorreu o estágio.