Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POESIA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: POESIA, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48613
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1087
    "inscrito_id" => 3601
    "titulo" => "POESIA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente trabalho diz respeito a pesquisa intervenção que tem como tema, “Poesia e Ludicidade na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades”.  Elaborada na disciplina de Pesquisa Educacional II para ser aplicada no estágio em Educação Infantil do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tendo como objetivo, identificar quais as implicações pedagógicas que as vivências com a poesia através do viés lúdico e interativo podem apresentar no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, compreende-se que estas experiências favorecem o desenvolvimento das crianças em vários aspectos como linguísticos, emocionais entre outros. Portanto é de suma relevância o trabalho com a poesia na Educação Infantil para que sejam desmistificados alguns preconceitos levantados acerca do contato das crianças com estas narrativas. Assim como, a sua utilização permitirá novas e ricas experiências que contribuirão para o desenvolvimento destes indivíduos. A investigação teve como abordagem metodológica o caráter qualitativo, se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em teses, dissertações, livros, e artigos acadêmicos, que abordam a temática a ser estudada, e por fim o levantamento de dados que foram realizados através de observações e intervenções realizadas na instituição onde ocorreu o estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "POESIA, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID3601_31082018005621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELMA LEAL LIMA FILHA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELMA LEAL LIMA FILHA"
    "autor_email" => "joselma_leal@yahoo.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48613
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1087
    "inscrito_id" => 3601
    "titulo" => "POESIA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente trabalho diz respeito a pesquisa intervenção que tem como tema, “Poesia e Ludicidade na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades”.  Elaborada na disciplina de Pesquisa Educacional II para ser aplicada no estágio em Educação Infantil do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tendo como objetivo, identificar quais as implicações pedagógicas que as vivências com a poesia através do viés lúdico e interativo podem apresentar no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, compreende-se que estas experiências favorecem o desenvolvimento das crianças em vários aspectos como linguísticos, emocionais entre outros. Portanto é de suma relevância o trabalho com a poesia na Educação Infantil para que sejam desmistificados alguns preconceitos levantados acerca do contato das crianças com estas narrativas. Assim como, a sua utilização permitirá novas e ricas experiências que contribuirão para o desenvolvimento destes indivíduos. A investigação teve como abordagem metodológica o caráter qualitativo, se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em teses, dissertações, livros, e artigos acadêmicos, que abordam a temática a ser estudada, e por fim o levantamento de dados que foram realizados através de observações e intervenções realizadas na instituição onde ocorreu o estágio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "POESIA, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID3601_31082018005621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELMA LEAL LIMA FILHA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELMA LEAL LIMA FILHA"
    "autor_email" => "joselma_leal@yahoo.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho diz respeito a pesquisa intervenção que tem como tema, “Poesia e Ludicidade na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades”. Elaborada na disciplina de Pesquisa Educacional II para ser aplicada no estágio em Educação Infantil do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tendo como objetivo, identificar quais as implicações pedagógicas que as vivências com a poesia através do viés lúdico e interativo podem apresentar no contexto da Educação Infantil. Neste sentido, compreende-se que estas experiências favorecem o desenvolvimento das crianças em vários aspectos como linguísticos, emocionais entre outros. Portanto é de suma relevância o trabalho com a poesia na Educação Infantil para que sejam desmistificados alguns preconceitos levantados acerca do contato das crianças com estas narrativas. Assim como, a sua utilização permitirá novas e ricas experiências que contribuirão para o desenvolvimento destes indivíduos. A investigação teve como abordagem metodológica o caráter qualitativo, se deu a partir de pesquisa bibliográfica, em teses, dissertações, livros, e artigos acadêmicos, que abordam a temática a ser estudada, e por fim o levantamento de dados que foram realizados através de observações e intervenções realizadas na instituição onde ocorreu o estágio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.