A Inclusão Escolar tem sido alvo de muitas discussões ao longo da história, pois é de fundamental importância assegurar a todos possa ter educação com qualidade. A escola regular, tem papel importante no ingresso desse sujeito. É o local onde deve-se romper a segregação, dando espaço a inclusão e assim, garantir o direito a diferença e a diversidade. Partindo desses pressupostos, este trabalho visa analisar a forma como as escolas compreendem a inclusão. Para isso, tivemos acesso aos principais documentos que norteiam as ações, como a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, (SAVIANI, 2007) e a Carte de Salamanca. Assim, adotamos como metodologia de trabalho, a pesquisa bibliográfica a partir do construto teórico de uma área: Inclusão escolar. Inicialmente, fizemos uma busca pelo item “Educação Inclusiva” em ambos os documentos para verificar se as escolas reconheciam a presença de estudantes com deficiência em seu meio; em seguida, analisamos como as escolas se adaptam estruturalmente para oferecer um trabalho com qualidade. Como resultados, observamos que a LDB – Lei de Diretrizes e Bases devem reconhecer a presença desses estudantes em seus documentos oficiais, no entanto, há pouca adaptação arquitetônica para garantir a democratização do trabalho, especificamente, para os estudantes com deficiência.