COMPETÊNCIAS DOCENTES COM AS TAC: UMA NOVA REFLEXÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46721 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 773 "inscrito_id" => 7020 "titulo" => "COMPETÊNCIAS DOCENTES COM AS TAC: UMA NOVA REFLEXÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Resumo: Esta pesquisa analisou a Tecnologia Educativa, nas práticas pedagógicas docentes dos colégios públicos urbanos do Ensino Médio na cidade de Pilão Arcado – Bahia, Brasil, com objetivo geral de descrever as contribuições das Tecnologias Aprendizagem e Comunicação – TAC para melhoramento das práxis pedagógicas desses professores. As TAC surgem com a finalidade de utilizar as tecnologias como recursos metodológicos nas atividades pedagógicas em prol da qualidade da aprendizagem. Fazer uso das TAC é promover às práxis educativas dos professores convertendo-o em guia de um novo processo de aprendizagem o que contribui na motivação dos alunos, no melhoramento de sua concentração, no comportamento, na compreensão da leitura, nas habilidades comunicativas, no trabalho colaborativo e investigativo, num intercâmbio de troca de pares entre professores e a interação familiar e na diversão compartilhada, entre outros. A abordagem metodológica é com enfoque misto, de estudo concorrente descritivo-compreensivo; com uma amostra do tipo probabilística e outra propositiva, realizada com 40 professores que ministram aulas para o Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário semiestruturado do tipo survey criado no googledocs, visualizados pelos participantes por meio de um link, que permite responder e reenviar, e entrevista semiestruturada aplicada aos docentes. Dos resultados mais ressaltantes são: todos os colégios possuem Computadores, Internet, Sala com Laboratório de Informática, entretanto, com quantidade e na qualidade mínimas; os professores sabem que tais recursos promovem aprendizagem e motivação entre os alunos; os professores demonstram habilidade tecnológica para pesquisar os conteúdos pedagógicos como os alunos, entretanto, utilizar metodologicamente na interação com os conteúdos pedagógicos ainda são mínimos. Finalmente conclui-se que a qualidade da Educação Média, a inovação educativa, a transformação da educação depende da integração das TAC; e, com as TAC se obtém aulas motivadoras, cooperativas, profundas, e atual, que se alcançara redimensionamento da concepção do educando e da finalidade do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, PRÁXIS EDUCATIVA;, TIC – TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7020_21082018114433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ROSAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAULO ROSAS" "autor_email" => "psingrid@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46721 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 773 "inscrito_id" => 7020 "titulo" => "COMPETÊNCIAS DOCENTES COM AS TAC: UMA NOVA REFLEXÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Resumo: Esta pesquisa analisou a Tecnologia Educativa, nas práticas pedagógicas docentes dos colégios públicos urbanos do Ensino Médio na cidade de Pilão Arcado – Bahia, Brasil, com objetivo geral de descrever as contribuições das Tecnologias Aprendizagem e Comunicação – TAC para melhoramento das práxis pedagógicas desses professores. As TAC surgem com a finalidade de utilizar as tecnologias como recursos metodológicos nas atividades pedagógicas em prol da qualidade da aprendizagem. Fazer uso das TAC é promover às práxis educativas dos professores convertendo-o em guia de um novo processo de aprendizagem o que contribui na motivação dos alunos, no melhoramento de sua concentração, no comportamento, na compreensão da leitura, nas habilidades comunicativas, no trabalho colaborativo e investigativo, num intercâmbio de troca de pares entre professores e a interação familiar e na diversão compartilhada, entre outros. A abordagem metodológica é com enfoque misto, de estudo concorrente descritivo-compreensivo; com uma amostra do tipo probabilística e outra propositiva, realizada com 40 professores que ministram aulas para o Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados foram: Questionário semiestruturado do tipo survey criado no googledocs, visualizados pelos participantes por meio de um link, que permite responder e reenviar, e entrevista semiestruturada aplicada aos docentes. Dos resultados mais ressaltantes são: todos os colégios possuem Computadores, Internet, Sala com Laboratório de Informática, entretanto, com quantidade e na qualidade mínimas; os professores sabem que tais recursos promovem aprendizagem e motivação entre os alunos; os professores demonstram habilidade tecnológica para pesquisar os conteúdos pedagógicos como os alunos, entretanto, utilizar metodologicamente na interação com os conteúdos pedagógicos ainda são mínimos. Finalmente conclui-se que a qualidade da Educação Média, a inovação educativa, a transformação da educação depende da integração das TAC; e, com as TAC se obtém aulas motivadoras, cooperativas, profundas, e atual, que se alcançara redimensionamento da concepção do educando e da finalidade do Ensino Médio para a construção de uma sociedade auto gestionada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM;, PRÁXIS EDUCATIVA;, TIC – TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;, TAC – TECNOLOGIA; APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7020_21082018114433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ROSAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "PAULO ROSAS" "autor_email" => "psingrid@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }