Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO ATRAVÉS DO LÚDICO: ATIVIDADES LÚDICAS PARA INCLUIR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Palavra-chaves: LUDICIDADE, DIFICULDADE DE INCLUIR, SÍNDROME DE DOWN Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45948
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4046
    "inscrito_id" => 1183
    "titulo" => """
      A INCLUSÃO ATRAVÉS DO LÚDICO: ATIVIDADES LÚDICAS PARA\r\n
      INCLUIR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
      """
    "resumo" => """
      O lúdico é a brincadeira, é o jogo, é a diversão e é sob esse ponto de vista que\r\n
      desenvolvemos essa pesquisa, para que o aprendizado se torne mais atrativo e divertido. O brincar\r\n
      esteve presente em todas as épocas da humanidade, mantendo-se até os dias atuais. Em cada época,\r\n
      conforme o contexto histórico vivido pelos povos e conforme o pensamento estabelecido para tal,\r\n
      sempre foi algo natural, vivido por todos e também utilizado como um instrumento com um caráter\r\n
      educativo para o desenvolvimento do individuo. Sendo realizado através de pesquisa de caráter\r\n
      qualitativo onde procuramos saber qual a concepção das mães em relação ao desenvolvimento das\r\n
      atividades ministradas em sala de aula com a inclusão da criança com síndrome de down, se a mesma\r\n
      percebe se há algum empecilho que prejudique a aprendizagem da criança. Buscamos aplicar numa\r\n
      turma com inclusão duas atividades que foram desenvolvidas em períodos diferentes, para que não\r\n
      houvesse objeção em realizar as atividades propostas. Objetivando mostrar para o corpo docente a\r\n
      diferencia que há na aprendizagem em termos de se aplicar as atividades lúdicas, tendo como objetivo\r\n
      principal despertar no corpo discente o interesse em aprender e ajudar o próximo. As atividades foram\r\n
      desenvolvidas através de pesquisa onde foram realizadas em três momentos, no qual descreveremos\r\n
      como primeiro momento entrevista com a mãe, segundo, entrevista com o docente e terceiro,\r\n
      realização das atividades. As atividades desenvolvidas foram muito significantes, onde as crianças\r\n
      amaram desenvolver, obtivemos um grande êxito, no desenvolver das atividades.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, DIFICULDADE DE INCLUIR, SÍNDROME DE DOWN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID1183_17092018165616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Mª DE FATIMA"
    "autor_email" => "mdfatimanascimento@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45948
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4046
    "inscrito_id" => 1183
    "titulo" => """
      A INCLUSÃO ATRAVÉS DO LÚDICO: ATIVIDADES LÚDICAS PARA\r\n
      INCLUIR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
      """
    "resumo" => """
      O lúdico é a brincadeira, é o jogo, é a diversão e é sob esse ponto de vista que\r\n
      desenvolvemos essa pesquisa, para que o aprendizado se torne mais atrativo e divertido. O brincar\r\n
      esteve presente em todas as épocas da humanidade, mantendo-se até os dias atuais. Em cada época,\r\n
      conforme o contexto histórico vivido pelos povos e conforme o pensamento estabelecido para tal,\r\n
      sempre foi algo natural, vivido por todos e também utilizado como um instrumento com um caráter\r\n
      educativo para o desenvolvimento do individuo. Sendo realizado através de pesquisa de caráter\r\n
      qualitativo onde procuramos saber qual a concepção das mães em relação ao desenvolvimento das\r\n
      atividades ministradas em sala de aula com a inclusão da criança com síndrome de down, se a mesma\r\n
      percebe se há algum empecilho que prejudique a aprendizagem da criança. Buscamos aplicar numa\r\n
      turma com inclusão duas atividades que foram desenvolvidas em períodos diferentes, para que não\r\n
      houvesse objeção em realizar as atividades propostas. Objetivando mostrar para o corpo docente a\r\n
      diferencia que há na aprendizagem em termos de se aplicar as atividades lúdicas, tendo como objetivo\r\n
      principal despertar no corpo discente o interesse em aprender e ajudar o próximo. As atividades foram\r\n
      desenvolvidas através de pesquisa onde foram realizadas em três momentos, no qual descreveremos\r\n
      como primeiro momento entrevista com a mãe, segundo, entrevista com o docente e terceiro,\r\n
      realização das atividades. As atividades desenvolvidas foram muito significantes, onde as crianças\r\n
      amaram desenvolver, obtivemos um grande êxito, no desenvolver das atividades.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LUDICIDADE, DIFICULDADE DE INCLUIR, SÍNDROME DE DOWN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID1183_17092018165616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Mª DE FATIMA"
    "autor_email" => "mdfatimanascimento@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O lúdico é a brincadeira, é o jogo, é a diversão e é sob esse ponto de vista que desenvolvemos essa pesquisa, para que o aprendizado se torne mais atrativo e divertido. O brincar esteve presente em todas as épocas da humanidade, mantendo-se até os dias atuais. Em cada época, conforme o contexto histórico vivido pelos povos e conforme o pensamento estabelecido para tal, sempre foi algo natural, vivido por todos e também utilizado como um instrumento com um caráter educativo para o desenvolvimento do individuo. Sendo realizado através de pesquisa de caráter qualitativo onde procuramos saber qual a concepção das mães em relação ao desenvolvimento das atividades ministradas em sala de aula com a inclusão da criança com síndrome de down, se a mesma percebe se há algum empecilho que prejudique a aprendizagem da criança. Buscamos aplicar numa turma com inclusão duas atividades que foram desenvolvidas em períodos diferentes, para que não houvesse objeção em realizar as atividades propostas. Objetivando mostrar para o corpo docente a diferencia que há na aprendizagem em termos de se aplicar as atividades lúdicas, tendo como objetivo principal despertar no corpo discente o interesse em aprender e ajudar o próximo. As atividades foram desenvolvidas através de pesquisa onde foram realizadas em três momentos, no qual descreveremos como primeiro momento entrevista com a mãe, segundo, entrevista com o docente e terceiro, realização das atividades. As atividades desenvolvidas foram muito significantes, onde as crianças amaram desenvolver, obtivemos um grande êxito, no desenvolver das atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.