O lúdico é a brincadeira, é o jogo, é a diversão e é sob esse ponto de vista que
desenvolvemos essa pesquisa, para que o aprendizado se torne mais atrativo e divertido. O brincar
esteve presente em todas as épocas da humanidade, mantendo-se até os dias atuais. Em cada época,
conforme o contexto histórico vivido pelos povos e conforme o pensamento estabelecido para tal,
sempre foi algo natural, vivido por todos e também utilizado como um instrumento com um caráter
educativo para o desenvolvimento do individuo. Sendo realizado através de pesquisa de caráter
qualitativo onde procuramos saber qual a concepção das mães em relação ao desenvolvimento das
atividades ministradas em sala de aula com a inclusão da criança com síndrome de down, se a mesma
percebe se há algum empecilho que prejudique a aprendizagem da criança. Buscamos aplicar numa
turma com inclusão duas atividades que foram desenvolvidas em períodos diferentes, para que não
houvesse objeção em realizar as atividades propostas. Objetivando mostrar para o corpo docente a
diferencia que há na aprendizagem em termos de se aplicar as atividades lúdicas, tendo como objetivo
principal despertar no corpo discente o interesse em aprender e ajudar o próximo. As atividades foram
desenvolvidas através de pesquisa onde foram realizadas em três momentos, no qual descreveremos
como primeiro momento entrevista com a mãe, segundo, entrevista com o docente e terceiro,
realização das atividades. As atividades desenvolvidas foram muito significantes, onde as crianças
amaram desenvolver, obtivemos um grande êxito, no desenvolver das atividades.