Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS E MELHORAS NA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, TRIAGEM, ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A promoção da saúde e prevenção de doenças é um dos principais objetivos do trabalho desenvolvido pela Atenção Primária à Saúde ou, no caso do Brasil, Atenção Básica. Diante dessa perspectiva, o governo brasileiro implementou em 2007 o Programa Saúde na Escola (PSE) através do Decreto 6.286. Este programa busca a realização de uma parceria entre os profissionais da saúde e educação, objetivando a produção de um cuidado integral que possa agir precocemente na detecção de possíveis agravos da saúde. Nesse sentido, este artigo constitui-se como um relato de experiência que narra a atuação do processo de triagem realizado por uma equipe de Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica em uma escola do ensino fundamental do município de Currais Novos, localizado no Rio Grande do Norte. Foi realizado no primeiro semestre do ano de 2018 o processo de triagem auditiva, ocular, nutricional e do desenvolvimento, com a finalidade de identificar crianças com possíveis alterações em um desses quesitos podendo assim encaminhá-las para o serviço de saúde correspondente. Após esse processo foram identificadas e encaminhadas um total de 319 crianças para os seguinte profissionais: Pediatra (16), Nutricionista (51), Otorrinolaringologista/Fonoaudiólogo (77) e Oftalmologista (35). Pode-se visualizar que a quantidade de crianças que foram direcionadas para avaliação de especialista foi alta, evidenciando assim a necessidade um trabalho de educação em saúde mais contundente nas escolas, com a finalidade de orientar professores, pais e as próprias crianças na percepção de que os cuidados em saúde não estão condicionados ao aparecimento de doenças.

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