A mensuração dos resultados das avaliação vem ganhando cada vez mais força com o paradigma da escola eficaz, a que dá resultados, justificado por vezes como forma de demonstrar a qualidade da educação nos sistemas educativos. Este tem como viés ideológico e administrativo voltado a prestação de contas (accountability) como forma de mostrar a eficiência das escolas (FREIRE, 2018).
O texto em tela é um recorte de uma tese de doutoramento em andamento que versa sobre os efeitos da política de avaliação por resultado na prática docente, através de um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio em tempo integral no estado de Pernambuco. Está organizado apresentando a gênese da escola eficaz numa perspectiva global, em seguida a apresentação da escola eficaz no Brasil, especificamente no Estado de Pernambuco, lócus de investigação. A pesquisa encontra-se em fase de recolha de dados empíricos. Estamos utilizando uma metodologia qualitativa, através da análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, analisada a luz da conteúdo de Bardin (2011). Como resultados parciais, percebemos que há alteração nas práticas pedagógicas dos docentes, como exemplo: uma preocupação em treinar os estudantes para responder aos testes, e a escola cumprir as metas da rede de ensino, mas dentre os desafios que os atores estão envoltos, podemos referir a falta de compromisso dos discentes com a aprendizagem. Apesar disso, constatamos, sobretudo, uma preocupação dos docentes com a formação tanto acadêmica quanto humana.