Mediante a situação de emergência em que se encontra o planeta, percebemos a importância do letramento científico desde a pré-escola, educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, até educação de jovens e adultos. Observando esse contexto o presente artigo foi elaborado com a finalidade de perceber de que forma o curso de pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) trabalha o letramento e alfabetização científica de modo a preparar os futuros pedagogo para abordar a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente no seu campo de atuação. Para isso analisamos o PPC do curso de pedagogia da UERN, observando no ementário quais disciplinas obrigatórias trata de abordar temas que possibilitam a educação científica, no que diz respeito ao letramento e alfabetização científica dos discentes, levando em consideração as concepções de letramento científico e da abordagem CTSA, apresentadas por Santos (2007) Chrispino (2017) e Acevedo, Vázquez, Manassero (2003). A pesquisa documental realizada, possibilitou identificar 7 componentes curriculares, que em suas ementas trazem temas relacionados a educação científica. Além destas, destacamos a disciplina de Monografia que possibilita os discentes realizar pesquisas sobre temas de seu interesse dentro do campo de atuação do pedagogo, onde constatamos que no período de 2012.1 a 2016.2 não foram produzidas pesquisas sobre a temática em foco. Com os resultados da pesquisa, constatamos a necessidade de introduzir temáticas relacionados a educação científica em outros componentes curriculares. Enfatizamos a necessidade de valorizar nos componentes curriculares a importância do letramento e alfabetização científica significativa.