Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DA ESCOLA PEDRO POTI PARA A INSERÇÃO DA JUVENTUDE NO MOVIMENTO INDÍGENA POTIGUARA

Palavra-chaves: PRÁTICAS EDUCATIVAS, POTIGUARA, MOVIMENTO INDÍGENA, EDUCAÇÃO DIFERENCIADA Comunicação Oral (CO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo traz como estudo as práticas pedagógicas realizadas na Escola Indígena Potiguara Pedro Poti localizado na Aldeia S. Francisco, município de Baía da Traição e sua contribuição para a inserção dos jovens alunos no Movimento Indígena que impulsiona a luta pela reafirmação e permanência da identidade, cultura e direitos indígenas. Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e entrevistas semi-estruturada com ex-alunos da escola e que atuam no Movimento Indígena. O Povo Potiguara habita o território da Mata Atlântica Norte antes mesmo das invasões portuguesas, francesas e holandesas. Distribuídos em 32 aldeias, conta com uma população de aproximadamente 19 mil habitantes. A Escola Pedro Poti é considerada a pioneira no estado da Paraíba por ser a primeira escola construída na terra indígena com ensino fundamental e médio, no coração que, além de apresentar um currículo universal, oferece disciplinas específicas como a de língua indígena o Tupi Antigo, Etnohistória e Arte e cultura proporcionando ao alunado maior conhecimento e recuperação de sua língua materna, maior compreensão da sua história, revitalização de sua cultura e de sua espiritualidade através da prática do toré, produção de artesanatos e pinturas corporais como também uma melhor compreensão do próprio sujeito indígena e seu pertencimento ao Povo Potiguara possibilitando aos jovens maior resistência no enfrentamento à invasão cultural, participação efetiva no Movimento Indígena e melhores possibilidades para ingressarem na universidade.

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