Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A IMPORTÂNCIA DOPROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO

Palavra-chaves: : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS., PROJETO ZÉ PEÃO., FORMAÇÃO DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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      Peão para formação de alunos/estudantes das licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba\r\n
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      bibliográfica baseado na obra do autor Eduardo Jorge Lopes da Silva (2015), fundamentado\r\n
      principalmente em uma entrevista com um dos idealizadores do Projeto Escola Zé Peão, o qual nos\r\n
      proporcionou um clareamento sobre o funcionamento e atuação do projeto no canteiro de obras, da\r\n
      indústria da construção civil. Este trabalho justifica-se pelo fato de oportunizar e contribuir tanto na formação docente dos graduandos das diversas licenciaturas, como também auxiliar no processo de alfabetização dos trabalhadores da construção civil, tendo em vista minimizar os índices de analfabetismo, no município. O presente trabalho divide-se em: explicitar o Projeto Zé Peão; a importância das práticas político-pedagógicas para a construção do projeto; e as vivências e experiências de educadores que fizeram parte do projeto; e, as práticas formativas idealizadas pelo\r\n
      PEZP. Portanto, pretende-se provocar uma reflexão do valor que o projeto agrega, não só no processo\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem por proposta inicial, demonstrar as contribuições do Projeto Escola Zé Peão para formação de alunos/estudantes das licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para o levantamento e abordagem de dados, recorremos em primeira instância a pesquisa bibliográfica baseado na obra do autor Eduardo Jorge Lopes da Silva (2015), fundamentado principalmente em uma entrevista com um dos idealizadores do Projeto Escola Zé Peão, o qual nos proporcionou um clareamento sobre o funcionamento e atuação do projeto no canteiro de obras, da indústria da construção civil. Este trabalho justifica-se pelo fato de oportunizar e contribuir tanto na formação docente dos graduandos das diversas licenciaturas, como também auxiliar no processo de alfabetização dos trabalhadores da construção civil, tendo em vista minimizar os índices de analfabetismo, no município. O presente trabalho divide-se em: explicitar o Projeto Zé Peão; a importância das práticas político-pedagógicas para a construção do projeto; e as vivências e experiências de educadores que fizeram parte do projeto; e, as práticas formativas idealizadas pelo PEZP. Portanto, pretende-se provocar uma reflexão do valor que o projeto agrega, não só no processo de alfabetização do operário, mas a formação acadêmica de alunos graduandos das licenciaturas.

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