Este trabalho tem por proposta inicial, demonstrar as contribuições do Projeto Escola Zé
Peão para formação de alunos/estudantes das licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba
(UFPB). Para o levantamento e abordagem de dados, recorremos em primeira instância a pesquisa
bibliográfica baseado na obra do autor Eduardo Jorge Lopes da Silva (2015), fundamentado
principalmente em uma entrevista com um dos idealizadores do Projeto Escola Zé Peão, o qual nos
proporcionou um clareamento sobre o funcionamento e atuação do projeto no canteiro de obras, da
indústria da construção civil. Este trabalho justifica-se pelo fato de oportunizar e contribuir tanto na formação docente dos graduandos das diversas licenciaturas, como também auxiliar no processo de alfabetização dos trabalhadores da construção civil, tendo em vista minimizar os índices de analfabetismo, no município. O presente trabalho divide-se em: explicitar o Projeto Zé Peão; a importância das práticas político-pedagógicas para a construção do projeto; e as vivências e experiências de educadores que fizeram parte do projeto; e, as práticas formativas idealizadas pelo
PEZP. Portanto, pretende-se provocar uma reflexão do valor que o projeto agrega, não só no processo
de alfabetização do operário, mas a formação acadêmica de alunos graduandos das licenciaturas.