O arranjo do ensino de Ciências tem suportado nos últimos anos inúmeras sugestões de transformação. No geral, as alterações delineadas têm o intuito de “melhorar” as condições da concepção do espírito científico dos educandos em vista das conjunturas histórico-culturais da coletividade. No presente trabalho apresentamos maneiras de se superar as dificuldades na formação do aluno crítico sendo possível promover um ensino de Ciências verdadeiramente sólido, relacionando suas implicações na sociedade com a total importância do professor de Biologia nesse “Admirável mundo novo” do Ensino Médio, onde o mesmo atua como “protagonista” dos mesmos. Buscamos avaliar a visão de professores da rede estadual da disciplina do ensino da biologia no Município de Vitória de Santo Antão, observando suas percepções sobre qual papel sua disciplina pode exercer sobre a construção do pensamento crítico de seus alunos. Como forma de entrevista optou-se pela elaboração de um questionário, pois, um questionário é um instrumento desenvolvido cientificamente, composto de um conjunto de perguntas ordenadas de acordo com um critério predeterminado. Os indivíduos da pesquisa foram selecionados aleatoriamente para responder o questionário semi- estruturado, abrangemos como espaço de pesquisa três escolas da rede do Estado e com base nos dados obtidos, podemos observar que o senso crítico se expande a partir de reflexões, questionamentos e observações da realidade e visa avaliar a coerência e a veracidade das afirmações feitas por um indivíduo ou um grupo. Refletir em como isso se expande na educação hoje em dia é papel não só do professor, mas de toda a comunidade escolar e externa, uma vez que aquilo que apreendemos como senso crítico de modo amplo e não em termos mais específicos ou filosóficos, é uma competência que os indivíduos recebem nos diversos espaços que convivem: casa, comunidade, escola, espaços comuns.