Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ESTRATÉGIAS FORMATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47336 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3047 "inscrito_id" => 9038 "titulo" => "ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as principais estratégias pedagógicas construídas no processo de formação continuada de professores que atuaram no Ciclo de Alfabetização e participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como formadoras, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é refletir sobre a importância da especificidade do planejamento docente construído neste projeto a partir da problematização e da teorização, que repercutem no redimensionamento da prática pedagógica a partir das reflexões realizadas nos cadernos de estudos utilizados na formação docente no PNAIC e outras leituras de aprofundamento teórico e metodológico sugeridas em artigos e livros sobre a área da educação por meio de estratégicas formativas. Tais estratégias referem-se às formas de apresentação da Leitura Deleite, realização de Oficinas Didáticas e, por fim, atividades de avaliação individual (denominada de Caderneta de Metacognição) e coletiva (intitulada de Livro da Vida). Salienta-se, nesta reflexão, o importante papel de articulação entre a Universidade e a escola pública na construção de processos de formação continuada em consonância com as temáticas que emergem do cotidiano escolar.O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as principais estratégias pedagógicas construídas no processo de formação continuada de professores que atuaram n" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ESTRATÉGIAS FORMATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9038_10092018222754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN REGINA GONÇALVES FERRERIA" "autor_nome_curto" => "CARMEN REGINA GONÇALVES FERREI" "autor_email" => "carmenreginaferreira@yaho" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47336 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3047 "inscrito_id" => 9038 "titulo" => "ESTRATÉGIAS FORMATIVAS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as principais estratégias pedagógicas construídas no processo de formação continuada de professores que atuaram no Ciclo de Alfabetização e participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como formadoras, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é refletir sobre a importância da especificidade do planejamento docente construído neste projeto a partir da problematização e da teorização, que repercutem no redimensionamento da prática pedagógica a partir das reflexões realizadas nos cadernos de estudos utilizados na formação docente no PNAIC e outras leituras de aprofundamento teórico e metodológico sugeridas em artigos e livros sobre a área da educação por meio de estratégicas formativas. Tais estratégias referem-se às formas de apresentação da Leitura Deleite, realização de Oficinas Didáticas e, por fim, atividades de avaliação individual (denominada de Caderneta de Metacognição) e coletiva (intitulada de Livro da Vida). Salienta-se, nesta reflexão, o importante papel de articulação entre a Universidade e a escola pública na construção de processos de formação continuada em consonância com as temáticas que emergem do cotidiano escolar.O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as principais estratégias pedagógicas construídas no processo de formação continuada de professores que atuaram n" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, ESTRATÉGIAS FORMATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9038_10092018222754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN REGINA GONÇALVES FERRERIA" "autor_nome_curto" => "CARMEN REGINA GONÇALVES FERREI" "autor_email" => "carmenreginaferreira@yaho" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as principais estratégias pedagógicas construídas no processo de formação continuada de professores que atuaram no Ciclo de Alfabetização e participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como formadoras, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é refletir sobre a importância da especificidade do planejamento docente construído neste projeto a partir da problematização e da teorização, que repercutem no redimensionamento da prática pedagógica a partir das reflexões realizadas nos cadernos de estudos utilizados na formação docente no PNAIC e outras leituras de aprofundamento teórico e metodológico sugeridas em artigos e livros sobre a área da educação por meio de estratégicas formativas. Tais estratégias referem-se às formas de apresentação da Leitura Deleite, realização de Oficinas Didáticas e, por fim, atividades de avaliação individual (denominada de Caderneta de Metacognição) e coletiva (intitulada de Livro da Vida). Salienta-se, nesta reflexão, o importante papel de articulação entre a Universidade e a escola pública na construção de processos de formação continuada em consonância com as temáticas que emergem do cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.