O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as principais estratégias pedagógicas construídas no processo de formação continuada de professores que atuaram no Ciclo de Alfabetização e participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como formadoras, no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo é refletir sobre a importância da especificidade do planejamento docente construído neste projeto a partir da problematização e da teorização, que repercutem no redimensionamento da prática pedagógica a partir das reflexões realizadas nos cadernos de estudos utilizados na formação docente no PNAIC e outras leituras de aprofundamento teórico e metodológico sugeridas em artigos e livros sobre a área da educação por meio de estratégicas formativas. Tais estratégias referem-se às formas de apresentação da Leitura Deleite, realização de Oficinas Didáticas e, por fim, atividades de avaliação individual (denominada de Caderneta de Metacognição) e coletiva (intitulada de Livro da Vida). Salienta-se, nesta reflexão, o importante papel de articulação entre a Universidade e a escola pública na construção de processos de formação continuada em consonância com as temáticas que emergem do cotidiano escolar.