Para aprimorar as habilidades de leitura e escrita, foi realizada uma intervenção, com base na Análise Linguística, aplicada em turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Cidadã Integral de ensino básico do estado da Paraíba. A ação foi dividida em cinco etapas, subdivididas em ações: a partir de leitura e análise de textos dissertativos-argumentativos, literários, notícias, artigos e publicações de redes sociais, incluindo a literatura paraibana por meio de encontros com alguns autores, realização de um concurso de memes, promoção de um sarau realizado pelos estudantes e elaboração de produções textuais com reescrita. Um dos suportes utilizados para interação do grupo de alunos com o conteúdo proposto foi o aplicativo WhatsApp, por intermédio da criação de um grupo que serviu para terem acesso ao conteúdo a qualquer momento e realizarem discussões on-line. A utilização do smartphone como suporte midiático auxiliou no desenvolvimento das atividades, a exemplo do concurso de memes. Foi identificada, desde o início da ação, a falta de conhecimento acerca dos escritores e obras da Paraíba e a ausência de experiência com produção textual.