O presente trabalho tem como objetivo relatar e avaliar os resultados de uma intervenção
realizada durante o projeto de extensão Ecologia Aplicada na Escola – Ano II, que aproximou o
currículo escolar às temáticas da educação ambiental. A intervenção foi realizada em uma escola
pública de ensino fundamental I, com os alunos do 3º ano, no Município de Rio Tinto - PB. Tendo em
vista a complexidade das temáticas de cunho ambiental, percebemos a necessidade de desenvolver
estratégias de intervenção de caráter interdisciplinar, que envolveram desde atividades dialógicas e
expositivas, a lúdicas e experimentais. Nesse sentido, acreditamos que com tais estratégias foi possível
dialogar com a complexidade ambiental em vários de seus aspectos, sejam ecológicos, sociais,
culturais, políticos e ou econômicos. O intuído da intervenção realizada no âmbito deste projeto de
extensão foi o de refletir sobre a importância da educação ambiental na formação da criança e a
implementação da temática ambiental no currículo escolar, como meio de garantir que a educação
ambiental esteja de fato presente no cotidiano da escola. Acreditamos que abordar esse tema na escola
permitiu as crianças pensarem e refletirem suas atitudes, valores e responsabilidades diante das
problemáticas ambientais locais, o que possibilita a formação de sujeitos ecológicos que poderão ser
mais conscientes, críticos e com atitudes mais sustentáveis