EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47190 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2049 "inscrito_id" => 9276 "titulo" => """ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO\r\n INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL """ "resumo" => """ Este artigo trata da educação profissional técnica de nível médio em sua forma integrada ao ensino\r\n médio. O objetivo geral desse estudo é fazer um aprofundamento teórico acerca da educação profissional\r\n técnica de nível médio integrada ao ensino médio, buscando elucidar suas finalidades, concepções e\r\n resultados no cenário educacional brasileiro. O estudo foi realizado na forma de pesquisa bibliográfica\r\n e documental com abordagem qualitativa, visando entender o universo do ensino médio e suas relações\r\n com a educação profissional técnica de nível médio, suas concepções, bem como, as determinações\r\n legais que a fundamentaram até então. Como fundamentação teórica foram consultados autores que são\r\n referências nacionais no estudo do ensino médio e educação profissional, tais como Saviani (2003),\r\n Frigotto (2012), Moura (2013), Ciavatta (2012), Ramos (2010) e Kuenzer (2009). Foram consultados\r\n dados referentes ao ensino médio a partir de referências como o Censo Escolar 2017, Programa\r\n Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2015 e Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O\r\n estudo evidenciou que a formação integrada ainda apresenta baixa adesão na educação brasileira,\r\n concentrando-se especialmente na rede federal de ensino. Constatou-se que a expressiva maioria dos\r\n estudantes do ensino médio frequenta as redes estaduais, porém é na rede federal onde estão os melhores\r\n índices de desempenho do ensino médio brasileiro conforme os indicadores considerados. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CLASSE TRABALHADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9276_09092018180152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZEU COSTACURTA BENACHIO" "autor_nome_curto" => "ELIZEU" "autor_email" => "elizeubenachio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47190 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2049 "inscrito_id" => 9276 "titulo" => """ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO\r\n INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA POSSÍVEL """ "resumo" => """ Este artigo trata da educação profissional técnica de nível médio em sua forma integrada ao ensino\r\n médio. O objetivo geral desse estudo é fazer um aprofundamento teórico acerca da educação profissional\r\n técnica de nível médio integrada ao ensino médio, buscando elucidar suas finalidades, concepções e\r\n resultados no cenário educacional brasileiro. O estudo foi realizado na forma de pesquisa bibliográfica\r\n e documental com abordagem qualitativa, visando entender o universo do ensino médio e suas relações\r\n com a educação profissional técnica de nível médio, suas concepções, bem como, as determinações\r\n legais que a fundamentaram até então. Como fundamentação teórica foram consultados autores que são\r\n referências nacionais no estudo do ensino médio e educação profissional, tais como Saviani (2003),\r\n Frigotto (2012), Moura (2013), Ciavatta (2012), Ramos (2010) e Kuenzer (2009). Foram consultados\r\n dados referentes ao ensino médio a partir de referências como o Censo Escolar 2017, Programa\r\n Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2015 e Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O\r\n estudo evidenciou que a formação integrada ainda apresenta baixa adesão na educação brasileira,\r\n concentrando-se especialmente na rede federal de ensino. Constatou-se que a expressiva maioria dos\r\n estudantes do ensino médio frequenta as redes estaduais, porém é na rede federal onde estão os melhores\r\n índices de desempenho do ensino médio brasileiro conforme os indicadores considerados. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CLASSE TRABALHADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID9276_09092018180152.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZEU COSTACURTA BENACHIO" "autor_nome_curto" => "ELIZEU" "autor_email" => "elizeubenachio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }