Este artigo trata da educação profissional técnica de nível médio em sua forma integrada ao ensino
médio. O objetivo geral desse estudo é fazer um aprofundamento teórico acerca da educação profissional
técnica de nível médio integrada ao ensino médio, buscando elucidar suas finalidades, concepções e
resultados no cenário educacional brasileiro. O estudo foi realizado na forma de pesquisa bibliográfica
e documental com abordagem qualitativa, visando entender o universo do ensino médio e suas relações
com a educação profissional técnica de nível médio, suas concepções, bem como, as determinações
legais que a fundamentaram até então. Como fundamentação teórica foram consultados autores que são
referências nacionais no estudo do ensino médio e educação profissional, tais como Saviani (2003),
Frigotto (2012), Moura (2013), Ciavatta (2012), Ramos (2010) e Kuenzer (2009). Foram consultados
dados referentes ao ensino médio a partir de referências como o Censo Escolar 2017, Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2015 e Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. O
estudo evidenciou que a formação integrada ainda apresenta baixa adesão na educação brasileira,
concentrando-se especialmente na rede federal de ensino. Constatou-se que a expressiva maioria dos
estudantes do ensino médio frequenta as redes estaduais, porém é na rede federal onde estão os melhores
índices de desempenho do ensino médio brasileiro conforme os indicadores considerados.