Os métodos aplicados na escola, na maioria, consistem em manter traços de uma pedagogia ultrapassada, em que as aulas são ministradas à base de cópias, de reprodução de esquemas, organizadas em uma linha positivista, estruturalista, baseado no método cartesiano, e o conteúdo tem fim em si mesmo. A proposta é discutir uma nova metodologia, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências a partir da correlação entre as várias áreas do conhecimento e a reflexão da sua aplicação ao presente, dialogando com diversos contextos, possibilitando, dessa forma, o desapego da reprodução inconsciente, dessa forma valorizando a criação consciente. Para tanto, é preciso compreender a urgência em estruturar as atividades pedagógicas em uma metodologia sistêmica, organizada em microaulas e fundamentá-las a partir de uma estrutura orgânica, explorando a problematização das diversas necessidades humanas, a contextualização das diversas teorias e pontos de vista. Esse momento inicial garante a construção de uma Ontologia técnica-pedagógica capaz de organizar as premissas das teorias a fim de proporcionar a ressignificação dos saberes e, assim, contemplar o desenvolvimento de competências e habilidades conceituais e procedimentais do processo ensino-aprendizagem, destacando, efetivamente, o processo canalizado na aprendizagem.