Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TESTES ADAPTATIVOS COMPUTADORIZADOS APLICADOS A PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: TESTES ADAPTATIVOS INFORMATIZADOS, TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, ENEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As avaliações em larga escala no Brasil foram implementadas a partir década de 90. Atualmente todas elas são corrigidas utilizando-se a técnica de Teoria de Reposta ao Item. O próximo passo para o aprimoramento dessas provas é a utilização de testes adaptativos. Esses testes vão no sentido da individualização da educação, ou seja, aplicar ao aluno somente questões que são coerentes com a sua habilidade. Isso é possível pois a dificuldade dos itens e as habilidades dos alunos são medidas na mesma escala. A aplicação é feita de maneira iterativa. Um primeiro item, já calibrado, é aplicado ao aluno e a escolha do próximo depende do fato do aluno ter acertado ou não anterior. A cada passo a estimativa da habilidade do aluno é atualizada e o teste é interrompido de acordo com algum critério de parada, seja o número máximo de itens, a taxa de exposição dos itens ou precisão deseja da estimativa. Esse tipo de teste permite obter uma maior precisão na medida de avaliação do aluno utilizando-se um número menor de itens. Várias questões ainda em relação a esse tipo de teste ainda não foram respondidas. Uma delas é em relação a qual o melhor método para seleção de itens. Alguns trabalhos abordaram esse tema, mas não se chegou a uma resposta definitiva e nenhum deles utilizou os dados das provas brasileiras. Um outro aspecto importante a ser analisado se refere ao controle de taxa de exposição dos itens. Para provas como o ENEM isso é de extrema importância a fim de garantir a segurança e lisura nas aplicações. Além disso, é importante garantir, durante a seleção dos itens, que todos os conteúdos da matriz de referências sejam abordados. Enfim, apesar de se mostrar como uma proposta promissora para aprimorar as provas de larga escala aplicadas do Brasil, vários aspectos dos testes adaptativos ainda geram dúvidas e devem ser analisados detalhadamente antes de se iniciar qualquer aplicação em situações reais. Esse trabalho mostra alguns resultados preliminares que indicam que a abordagem adaptativa pode reduzir bastante o tamanho do teste e isso varia de acordo com o tipo de método utilizado para escolha dos itens.

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